Desde março de 2020 quando começou a pandemia e o isolamento social, diversas empresas foram afetadas pelos decretos de fechamento do comércio e dos serviços não essenciais à população. As franquias sofreram redução drásticas nas vendas e estão tendo de se adaptar ao novo cenário. Antes da pandemia, 64% das franquias estimavam crescimento de mais de 10% para 2020. Agora, o cenário mudou: 51% das franquias prevê queda e 49% afirmam que a empresa ou irá se manter no mesmo patamar ou irá crescer até o final do ano, conforme informações da Praxis Business.
Entre as mudanças e adequações feitas ficou evidente que 36% dos franqueadores suspenderam ou adiaram as taxas de royalties, e 43% fizeram o mesmo com as taxas de marketing. Mais da metade dos diretores das marcas franqueadoras têm se comunicado diariamente com a rede.
Esse período econômico desafiador trouxe alguns aprendizados importantes para a gestores. Entre esse aprendizado podemos citar:
- É preciso ter fluxo de caixa alinhado e com reservas para momentos críticos;
- Aprendemos que a proximidade com franqueados e lojistas é fundamental para criarmos bons negócios, oportunidades e trabalho em conjunto.
Essa proximidade foi uma ferramenta importante para ajudar os franqueados na renegociação de aluguéis, feito por 87% das franquias, e a criação de novas soluções de venda como o uso de delivery e/ou vendas online. Outro ponto significativo foi o apoio no corte de custos da unidade e a renegociação com fornecedores.
Novas vendas de franquias
As vendas de novas franquias foi afetado muito no início da pandemia, entretanto, alguns franqueadores apontam que estão tendo mais procuras e tem criados novas metodologias de vendas. É a oportunidade que pessoas que buscam ter o negócio próprio estão tendo para negociar, conhecer e conversar para serem assertivas nos investimentos.
=======================================================================================================
Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.