Home Dino Bullying é realidade entre escolares, alerta pesquisa

Bullying é realidade entre escolares, alerta pesquisa

por
0 comentário

São Paulo 16/11/2021 – O bullying não acabou, nem mesmo está sob controle, apenas se escondeu por trás de uma de suas formas, o cyberbullying. Ana Paula Siqueira, advogada

O Bullying não acabou, nem mesmo está sob controle, apenas se escondeu por trás de uma de suas formas, o cyberbullying e segue prejudicando o aprendizado brasileiro. É o que se percebe conforme apurado em pesquisas recentes.

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou em setembro deste ano, os dados de uma pesquisa realizada pelo PeNSE- Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Nesta, constatou-se a presença do bullying entre escolares.

Por ocasião do estudo, ocorrido entre os meses de abril e setembro, portanto, antes da pandemia de Covid-19, o problema dentro das escolas atingia a taxa de 23%. O levantamento também demonstrou a ação desta violência moral através da Internet. Na ocasião, o cyberbullying atingia 1 em cada 10 adolescentes dos 188 mil alunos brasileiros entrevistados. 13,2% de meninas e meninos entre 13 e 17 anos, declararam já terem sido vítimas de opressão, ofensas, intimidação moral ou humilhação, através da web.

banner

A investida dos mal-intencionados tornou-se ainda maior com a vinda da pandemia de Covid-19, pois passaram a adotar a prática do bullying online, escondendo-se por trás de perfis falsos e acreditando na impunidade. O bullying, assim como o cyberbullying, traz consequências que impactam na saúde física e mental da vítima. As vítimas correm riscos que afetam o psicológico, o social, a integridade física e a aprendizagem. Uma condição de vida sadia é inviável para os que sofrem o problema.

Outro estudo apontou graves impactos no desempenho de escolares brasileiros. O Pisa (Programa de Avaliação Mundial de Estudantes), avaliação realizada internacionalmente para analisar o desempenho escolar, apontou uma resposta insuficiente por parte dos estudantes brasileiros e trouxe à tona os motivos desta atuação ineficaz. Um destes motivos é o bullying. O resultado da avaliação foi divulgado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e informou que 29% dos alunos brasileiros declararam ter sofrido bullying, enquanto 23% concordaram que sentem solidão na escola.

A analista de educação da OCDE destacou o fato de que alunos que sofrem bullying tendem a ausentar-se muito mais das aulas, e devido a isso acabam por perder muitos conteúdos. O documento alerta para a necessidade da escola ser local que vai além da aprendizagem. O ambiente deve favorecer também o desenvolvimento sociológico e emocional. No entanto, há outras circunstâncias que apontam o bullying como fator que atravanca a educação no Brasil.

Pesquisa realizada pela UNICEF em 2019 relatou que entre as principais consequências do bullying e cyberbullying está a perda das aulas. Conforme o estudo, 36 % dos adolescentes do Brasil, vitimados pelo problema, declararam já terem se ausentado das aulas por conta do bullying online. Em entrevista à revista ISTOÉ, a advogada especialista em direito digital e em combate ao bullying e cyberbullying, Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita, conclui que: “Faltam treinamentos para funcionários, e muitos professores promovem a violência sistemática nas redes sociais. Há uma omissão das escolas no combate à prática.”

Segundo a especialista, convive-se em meio a uma geração analógica que ainda não compreendeu a gravidade dessa forma de violência.

Para maiores informações https://classnet.tech/blog/ 

Website: https://classnet.tech/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais