Home Dino Pesquisa sobre o mercado de jornalismo repercute na imprensa

Pesquisa sobre o mercado de jornalismo repercute na imprensa

por
0 comentário

São Paulo, SP 4/2/2022 – De fato, conseguimos desenvolver um raio-X do setor

Site especializado na cobertura dos bastidores da imprensa e com 20 anos de história, o Portal Comunique-se divulgou nesta semana a pesquisa “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”. O levantamento, que entrevistou 335 profissionais da comunicação do país, apresenta dados referentes à carga horário de trabalho, à média salarial e aos hábitos e costumes dos jornalistas.

Além de ganhar destaque no próprio Portal Comunique-se, o material relacionado à pesquisa tem conquistado espaço em outros veículos de comunicação e em entidades vinculadas a setores da imprensa do país. Ao menos outros 12 sites repercutiram dados presentes no levantamento.

O TudoRádio, por exemplo, publicou artigo sobre o fato de, segundo a pesquisa divulgada pelo Portal Comunique-se, a maioria dos jornalistas do país ter o costume de consumir conteúdo por meio da mídia radiofônica. 55,8% dos entrevistados afirmaram que ouvem frequentemente alguma emissora de rádio.

banner

Por sua vez, o Observatório da TV abordou números referentes à relação dos jornalistas brasileiros com a audiência televisiva. O site informou que entre o universo de respondentes, 71,9% afirmam que acompanham canais da televisão por assinatura. A televisão aberta é acompanhada por 63% dos entrevistados.

O fato de Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão liderarem em volume de assinaturas entre os jornalistas brasileiros chamou a atenção da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Em sua página oficial na internet, a entidade observou que cada uma das três publicações tem, ao menos, 30 assinantes ativos na imprensa brasileira.

“A repercussão mostra que a pesquisa revela dados pertinentes para o mercado de jornalismo do país. De fato, conseguimos desenvolver um raio-X do setor”, comenta o jornalista Anderson Scardoelli. Editor-chefe do Portal Comunique-se, ele foi o responsável por coordenar o levantamento.

Repercussão em outros veículos

A pesquisa “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil” também movimentou pautas em veículos como Imprensa & Mídia, Diário de Suzano, As Notícias de Hoje, Globally 24, Revista RMC, G10 News, El Diario de Latinoamerica e Portal dos Jornalistas. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) foi outra entidade a divulgar informações sobre o material.

O relatório completo da pesquisa promovida pelo Portal Comunique-se está disponível para download gratuito na internet. A íntegra da apresentação pode ser baixada em comunique-se.com.br/pesquisa-raio-x-jornalismo.

Website: https://www.comunique-se.com.br/pesquisa-raio-x-jornalismo/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais