Home Dino A reciclagem depende da educação ambiental para conquistar uma estrutura sólida

A reciclagem depende da educação ambiental para conquistar uma estrutura sólida

por
0 comentários

São Paulo 16/2/2022 – O Índice de Sustentabilidade Urbana – ISLU 2021 relata que nos últimos 5 anos, o avanço no setor de tratamento do lixo foi quase nenhum.

A sanção da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga os municípios a elaborarem Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Mas, um personagem muito importante continua atuando: o catador de material reciclável, profissional responsável por quase 90% do lixo reciclado no Brasil, segundo informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“Com o reconhecimento da profissão pelo Ministério do Trabalho em 2002, a crise econômica e o aumento da taxa de desemprego no país, o número de catadores elevou”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & negócios (www.revistaecotour.news).

“É inegável que houve avanço no que se refere às condições de trabalho dos catadores, mas apesar de desempenharem todo este trabalho, essa ainda é uma classe que sofre por ter condições de trabalho precárias. Muitos catadores trabalham em situação análoga à escravidão, outros moram nos próprios barracões, ou seja, têm sua residência misturada com lixo, aumentando vetores de doenças e exposição à insalubridade”, diz Johnny Flores, biólogo e integrante do Comitê Técnico do Instituto Paranaense de Reciclagem.

banner

A Close the Class Loop divulgou um dado que mostra que a média de reciclagem de vidro da União Europeia (EU) cresceu 78%, uma taxa recorde. “Esse dado mostra que é possível avançar no Brasil, porém, o país ainda se encontra estagnado quando o assunto é reciclagem, por conta da falta de incentivo e investimento”, pontua Vininha F. Carvalho.

De acordo com a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem de vidro no Brasil movimentava até 2018 aproximadamente R$ 120 milhões por ano. Porém, de uma produção de mais de 8 bilhões de unidades por ano, menos da metade desse material era reaproveitado por dificuldades da logística reversa, que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem. Isso se dá por diversos motivos, como dificuldade de locomoção, postos de coleta ou perigo ao manusear o material.

“O vidro é um material 100% reciclável, que pode ser reutilizado infinitas vezes. Sua reciclagem ajuda a minimizar o descarte incorreto de resíduos em aterros e lixões a céu aberto, bem como diminuir energia e zerar a emissão de carbono. Para as empresas, há inúmeros benefícios, além de suprir a demanda necessária do mercado”, enfatiza Rodrigo Clemente, dono da BLZ Recicla, empresa que atua em todo o ciclo de recuperação do vidro.

A long neck tem um vidro mais fino comparado aos outros tipos de garrafa, e isso acontece para que a bebida fique gelada mais rápido. Esse modelo surgiu para concorrer com a latinha de alumínio, porém não foi pensado como seria feito o descarte desse material. Para se ter uma ideia, mais de 90% desse vidro não é reciclado.

Segundo Rodrigo Clemente, proprietário da empresa BLZ Recicla, a reciclagem da long neck não é favorável, o gasto com o procedimento é maior do que fabricar novas. Desta forma, elas são descartadas de forma incorreta, lotando os aterros sanitários e os lixões a céu aberto.

O Índice de Sustentabilidade Urbana – ISLU 2021 relata que nos últimos 5 anos o avanço no setor de tratamento do lixo foi quase nenhum. Em 2016, 55% das cidades ainda utilizavam lixões a céu aberto para o descarte. Na comparação com os números atuais, a queda foi de apenas um ponto porcentual por ano.

“O comportamento da sociedade perante o descarte e reaproveitamento de recicláveis só sofrerá mudanças consideráveis por meio da conscientização coletiva e políticas publicas comprometidas com a preservação do meio ambiente”, conclui Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais