Home Notícias Corporativas Startup une ergonomia e tecnologia para promover o bem-estar no home office

Startup une ergonomia e tecnologia para promover o bem-estar no home office

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

Empresárias do interior paulista desenvolveram uma solução para levar a ergonomia até o escritório de milhares de brasileiros que trabalham em casa, no chamado home office. A startup Click Home Office foi fundada em 2020, durante a pandemia, pelas empreendedoras Hozana Ramirez que é fisioterapeuta do trabalho e pelas arquitetas corporativas Bruna Oliani e Luiza Santini. Elas observaram uma demanda crescente de pessoas com queixas de desconfortos no trabalho remoto. Neste momento, decidiram se unir e desenvolver um modelo de negócio para melhorar o bem-estar e a saúde no home office.

Trabalhar em casa não é uma novidade no mercado. Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 3,8 milhões de brasileiros em trabalho remoto. Todavia, a pandemia mundial intensificou a quantidade de pessoas nesta modalidade. É o que mostra o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) que identificou, em 2020, 8,2 milhões de pessoas em home office. Ou seja, houve um aumento de aproximadamente 115% entre 2018 e 2020.

“A maior parte das empresas projeta seus escritórios seguindo padrões de ergonomia”, afirma a arquiteta Bruna Oliani. Mas, e como é a realidade no escritório de casa? “Bem, nas nossas consultorias, percebemos que muitas pessoas não possuem mobiliários e equipamentos adequados”, complementa Bruna. De acordo com a fisioterapeuta Hozana, um espaço inadequado aliado a uma postura ruim, falta de exercícios físicos, intervalos e alongamentos acaba gerando desconfortos no ombro, pescoço, antebraço, coluna e uma série de outras queixas que são observadas nas consultorias ergonômicas. 

Após muitos estudos, as empresárias desenvolveram um software próprio para avaliar de forma 100% online as estações de trabalho dos colaboradores. O processo da consultoria acontece em etapas, primeiro o colaborador passa por um levantamento de dados através de um rápido formulário. Depois, são agendadas vídeo consultorias para realização de avaliação técnica e intervenções de acordo com as necessidades e a atividade de cada pessoa. Um consultor em ergonomia acompanha e monitora a evolução do home office até atingir um resultado final adequado para o colaborador e para a empresa. 

banner

Hozana afirma que alterações de baixo custo podem mudar totalmente a rotina do colaborador. “Um caso recorrente são pessoas que sentem dores no antebraço por terem uma mesa com quina reta e a gente resolve isso de forma muito simples com uma fita quebra-quina”, relata a fisioterapeuta. 

Profissionais de Recursos Humanos estão cada vez mais atentos em relação ao bem-estar, saúde e qualidade de vida dos colaboradores. E os cuidados com a ergonomia são essenciais para gerar conforto, segurança e eficiência no desempenho das atividades, além de aumentar a satisfação da equipe para com a empresa. 

A Startup atende empresas de diversas partes do Brasil e para 2023 planeja lançar um novo serviço que visa o acompanhamento a longo prazo dos colaboradores e desenvolver estrategicamente ações de ergonomia nas equipes. Segundo a arquiteta Luiza Santini, “nosso objetivo é levar a ergonomia de forma prática e com qualidade para melhorar o conforto, segurança e bem-estar para home officers em todo o país”. 

Para mais informações, basta acessar clickhomeoffice.com.br

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais