Home Notícias Corporativas Mais de 80% dos profissionais de administração têm o desejo de empreender

Mais de 80% dos profissionais de administração têm o desejo de empreender

por DINO
0 comentários

Ser dono do próprio negócio é o segundo sonho mais citado pelos brasileiros, ficando atrás, apenas, da vontade de viajar pelo Brasil, conforme aponta o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, produzido pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe) e pelo Sebrae. Entre os profissionais de administração, o interesse pelo empreendedorismo não é diferente: um recente levantamento do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP mostra que 80,7% deles têm vontade de abrir, já possuem ou tiveram o próprio negócio.

A pesquisa, realizada com 394 registrados (entre administradores, tecnólogos e técnicos em administração) entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, identificou, também, as três principais razões que levam esses profissionais a empreender. O motivo predominante é a vontade de inovar e fazer a diferença para um grupo/nicho de consumidores, com 33,3% das respostas; já 29,9% dos participantes mencionaram o sonho de abrir o próprio negócio; e 19,8% citaram a necessidade de possuir uma renda extra.

Desafios do empreendedorismo

Administrar uma empresa é uma tarefa complexa, que requer habilidades e competências para lidar com diferentes entraves, como a burocracia e as elevadas taxas de juros, entre outros desafios diários, que deixam claro que não é nada simples colocar o sonho de empreender em prática. 

banner

De acordo com o levantamento do CRA-SP, 38,7% dos respondentes vivenciaram de perto essas dificuldades e já tiveram que fechar o próprio negócio. Entre as principais causas mais apontadas para isso estão o lucro baixo (para 17,9%), a falta de capital de giro ou a dificuldade com a gestão financeira como um todo (para 16,3%); e a pandemia de covid-19 (para 9,8%). 

Capacitação para empreender

Para acompanhar as transformações do mercado e conseguir levar adiante um negócio, conhecimento é fundamental. No levantamento, 52,8% dos respondentes afirmaram que tiveram conteúdos específicos voltados ao empreendedorismo durante sua formação acadêmica. Entretanto, apenas isso não é suficiente e, para não sofrer com a desatualização, 26,4% dos entrevistados pretendem investir em cursos rápidos e específicos para alguma área do negócio, 22,3% afirmam que buscam conhecimentos adicionais no Sebrae e apenas 5% cogitam ingressar em uma nova graduação.

Entre as inúmeras ferramentas e métodos de gestão disponíveis no arsenal de trabalho do profissional de administração, as mais utilizadas com o propósito de melhorar a produtividade e competitividade dos negócios, segundo os respondentes do levantamento, são: 

  • 59,1% – Análise SWOT/FOFA – identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa ou produto; 
  • 45% – Ciclo PDCA – ferramenta para solucionar problemas, controlar e melhorar de forma contínua processos e produtos; 
  • 41,8% – Inteligência de Dados (Power BI / GoogleLooker, por exemplo) – ajuda a atingir os objetivos e melhorar a tomada de decisões; 
  • 37,4% – 5W2H – check-list que indica as atividades, prazos e responsabilidades de todos os envolvidos em um projeto; 
  • 37,4% –  Mapa mental gerencial – ferramenta visual de organização e gestão de informações.

Os resultados do levantamento realizado pelo CRA-SP podem ser conferidos no site do Conselho e fazem parte de um novo projeto que pretende entender melhor os desafios e as oportunidades vivenciadas pelos profissionais de administração.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais