Home Notícias Corporativas MG, SP e RS puxam expansão do Turismo Rural e Hotéis Fazenda

MG, SP e RS puxam expansão do Turismo Rural e Hotéis Fazenda

por DINO
0 comentários

Conforme dados do Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) do Ministério do Turismo, o mercado de Hotéis Fazenda no Brasil e turismo rural continua em forte expansão no pós pandemia, com sólida demanda e com taxa de ocupação média atingindo 70%. Segundo informações da última pesquisa sobre hotéis fazenda da Sprint Dados, esse crescimento é especialmente notável em estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

De acordo com pesquisa da MindMiners, 61% dos brasileiros prefere viagens domésticas após a pandemia e o turismo rural interno acaba consequentemente sendo impulsionado, especialmente em destinos no Sul e Sudeste. Estes dados reforçam a ideia de que o turista brasileiro ainda mantém o desejo por experiências autênticas próximas à natureza, em ambientes mais isolados e que possuem preocupação com sustentabilidade. Itens que foram exaltados durante a última crise sanitária.

Giovanni Bruno, editor do portal CamaECafe.com.br, comenta a expansão do turismo rural no país: “Diferentemente do turismo interno convencional, o crescimento do turismo rural no Brasil é puxado por estados fora do Nordeste, como MG, SP e RS, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e o DF. O que reflete o desejo das famílias em deixar os grandes centros, porém de carro, permitindo viagens mais curtas e com custos menores”.

Uma pesquisa recente do Ministério do Turismo reforça a crescente demanda por experiências rurais, com 74% dos turistas preferindo o interior do país. Critérios como “paz e tranquilidade” (70%) e “autenticidade da comida caseira” (73%) são fatores decisivos na escolha dos destinos. Trilhas ganham destaque, sendo preferidas por 60% dos turistas entre as mais de 40 atividades rurais disponíveis na pesquisa. A busca por aprendizado (50%) e o interesse em práticas sustentáveis (47%) indicam uma mudança nas motivações de viagem, refletindo as alterações dos gostos e do perfil do turista brasileiro.

banner

Os dados do Ministério do Turismo também revelam que Minas Gerais lidera como o estado mais procurado para turismo rural, com 42% das preferências. Esse aumento na procura é evidenciado pela 2ª edição da pesquisa, que teve 1.615 participantes, um aumento significativo em relação ao levantamento anterior, reforçando o crescente interesse no turismo rural.

Famílias representam 50,46% dos participantes, viajando em média três vezes ao ano para o meio rural. O papel das redes sociais na divulgação e reconhecimento dos empreendimentos também é notável, com 52% dos conhecimentos sobre esses locais originando-se dessas plataformas, ressaltando a importância da presença online para os negócios no setor.

Bruno pontua: “A transformação no turismo brasileiro é evidente, com uma preferência clara por destinos rurais, como hotéis fazenda, cabanas, chalés, glamping e pousadas. Empresários e fornecedores que se adaptarem a estas mudanças no consumo do turista brasileiro certamente colherão frutos nos próximo anos”.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais