Home Notícias Corporativas Agroleite: Vitrine da Tecnologia do Leite na América Latina

Agroleite: Vitrine da Tecnologia do Leite na América Latina

por DINO
0 comentário

A cidade de Castro, reconhecida como a Capital Nacional do Leite, esteve em destaque mais uma vez com a 24ª edição do Agroleite, evento técnico promovido pela Cooperativa Castrolanda. Realizado anualmente em agosto, o evento se consolidou como a vitrine de tecnologia do setor leiteiro, reunindo produtores, empresas, cooperativas, pesquisadores, agentes públicos e entusiastas do agronegócio.

O Agroleite oferece uma programação que destaca a produção de leite do município de Castro (PR), além de apresentar uma gama de produtos e soluções voltadas para a maximização da rentabilidade na pecuária leiteira. A exposição de animais, como as raças Holandesa e Jersey, é uma das atrações, junto com o Torneio Leiteiro e a Rota do Leite, que permite aos visitantes conhecerem propriedades da região.

Armando Carvalho, vice-presidente da Castrolanda, ressalta a importância do evento para o setor: “O Agroleite, em suas 24 edições, cresceu e ganhou notoriedade, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina como vitrine tecnológica do leite”. Essa notoriedade reforça o impacto do evento na economia local e no fortalecimento da posição de Castro como líder nacional na produção de leite, um título oficializado pela Lei Federal nº 13.584 de 2017.

Para a Castrolanda, o Agroleite é um importante momento, como enfatiza Paulo Alberto Machinski, CFO da Castrolanda: “o Agroleite é o maior evento do calendário da cooperativa. Ele se projetou tão grande que é hoje o maior evento da América Latina sobre a cadeia do Leite. Ela faz parte das nossas vidas e mexe com toda a comunidade, a cooperativa, o município. É um orgulho para todos nós”. A edição deste ano cresceu em volume de expositores e contou com o lançamento de um parque tecnológico.

banner

Além de ser uma plataforma para lançamentos de novos produtos e tecnologias, o Agroleite oferece oportunidade de networking e geração de negócios, atraindo mais de 150 mil visitantes de todo o país e do exterior. É uma oportunidade única para empresas do setor apresentarem seus produtos e reforçarem suas marcas em um ambiente voltado para o agronegócio e tecnologia.

A 24ª edição do Agroleite reafirma o compromisso da Cooperativa Castrolanda em promover o desenvolvimento do setor leiteiro, proporcionando um espaço para a troca de conhecimento e a realização de negócios que impulsionam o agronegócio nacional e internacional.

Mais um ano, a Macke Consultoria esteve presente no evento, acompanhando o desenvolvimento do agronegócio e estreitando laços com parceiros e clientes. “Visitar o Agroleite é uma experiência enriquecedora, pois nos permite estar próximos dos principais grupos do mercado e conferir produtos e tecnologias inovadoras disponíveis para o setor. É uma oportunidade de troca de conhecimento e de fortalecer nossa rede de contatos”, afirma André Maieski, sócio da Macke Consultoria.

Parque Tecnológico Agroleite

Durante a edição do Agroleite, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, firmou um memorando de entendimento com a cooperativa Castrolanda para a criação do Parque Tecnológico Agroleite. O parque terá o Castrolanda Expo Center, recinto de exposições da cooperativa, como centro de um ecossistema de inovação que irá integrar universidades, centros de pesquisa, empresas e startups para desenvolver soluções tecnológicas que impulsionem a cadeia produtiva do leite do Paraná. Essa iniciativa se alinha com a estratégia de consolidar a região de Castro como um polo de desenvolvimento de inovações, elevando a produtividade e a qualidade dos produtos lácteos no país.

Lei de Inovação do Paraná

Essa ação do governador Ratinho Jr. está em linha com as políticas estaduais voltadas para a inovação, complementando os esforços já realizados com a Lei de Inovação do Paraná (Lei nº 20.541/2021). Há pouco mais de um ano, foram regulamentados os decretos estaduais que estruturam essa lei, bem como o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FIME/PR).

A legislação busca fortalecer a cultura empreendedora através da colaboração entre o poder público e a iniciativa privada, abrangendo tanto empresas quanto instituições de ensino superior. Com isso, a lei não só incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras, mas também promove a transferência de conhecimento acadêmico para o setor empresarial, além de reduzir os obstáculos burocráticos ao empreendedorismo e à inovação no estado.

A criação do Parque Tecnológico Agroleite é, portanto, um passo dentro da estratégia de posicionar o Paraná como referência em inovação e tecnologia, especialmente no setor agropecuário.

Para Maieski, um dos destaques do evento ocorreram no Pavilhão Tech, onde ocorreu o pitch de startups, que conectou várias áreas tecnológicas da cadeia do agronegócio leiteiro. “Iniciativa totalmente alinhada ao Marco Legal das Startups (nº. 182, de 1º de junho de 2021)”, afirma o sócio da Macke Consultoria.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais