Home Notícias Corporativas SMS e RCS: estratégias podem integrar campanhas de marketing

SMS e RCS: estratégias podem integrar campanhas de marketing

por DINO
0 comentários

O relatório Messaging Trends 2024 da Infobip revelou que o Rich Communication Services (RCS), considerado a evolução do SMS, cresceu 358% no último ano em todo o mundo. No Brasil, esse crescimento foi 16 vezes maior, em um panorama em que o recurso já é compatível com aparelhos Android e deve ser integrado ao sistema iOS da Apple em breve.

De acordo com o balanço, compartilhado pelo portal E-commerce Brasil, mais da metade (67%) das empresas preferem alcançar o público por meio de recursos de mensagens, ao invés de chamadas de voz. A pesquisa considerou mais de 470 bilhões de interações móveis dentro da plataforma da Infobip.

Teles Alexandre, sócio-fundador da Eyou – empresa que desenvolve soluções inteligentes para comunicação através de mensagens SMS, e-mail, voz, WhatsApp, push, chat on-line e chatbot para o mercado corporativo – explica que o SMS é um serviço de mensagens de texto tradicional, com suporte limitado a caracteres (160 por mensagem) e sem recursos multimídia avançados.

Além disso, avança, o SMS não permite interatividade rica e depende da conectividade da operadora. “Já o RCS oferece funcionalidades modernas, como envio de imagens, vídeos, carrosséis interativos, botões de ação e mensagens com marcação (branding) da empresa”, explica.

banner

“Ele [RCS] funciona via internet, proporcionando uma experiência mais semelhante aos aplicativos de mensagens como WhatsApp”, complementa.

O que explica o crescimento do RCS?

Alexandre destaca que SMS e RCS são estratégias que podem auxiliar no desenvolvimento de campanhas de marketing. “O SMS, por ser simples e ter alta taxa de abertura (quase 98%), é ideal para mensagens diretas, urgentes e notificações, como promoções ou lembretes”, considera.

“A interatividade do RCS, por sua vez, permite uma experiência mais envolvente, com botões de resposta, visual atrativo e ações instantâneas, como links para compras ou visualização de produtos. Isso facilita o engajamento do cliente e aumenta a taxa de conversão nas campanhas” complementa.

Para o sócio-fundador da Eyou, o índice positivo de crescimento de 358% do RCS, apontado pela pesquisa da Infobip, pode ser atribuído a diversos fatores:

  • Experiência rica e interativa: empresas preferem o RCS pela possibilidade de incluir imagens, vídeos e botões em suas mensagens, algo impossível no SMS;
  • Aumento no uso de smartphones: a penetração global de smartphones e a conectividade estável contribuem para a adoção do RCS;
  • Relevância para empresas e consumidores: empresas podem personalizar a comunicação, e consumidores recebem mensagens visualmente mais atrativas e funcionais;
  • Adesão das operadoras e plataformas: o apoio de grandes players de tecnologia e operadoras de telefonia incentivou a expansão da tecnologia.

Por que o RCS é considerado o SMS do futuro?

Alexandre destaca que o RCS é popularmente conhecido como “SMS do futuro” por conta de elementos como a modernização da tecnologia “Ele mantém a simplicidade do SMS (entrega garantida ao número do cliente) enquanto oferece recursos multimídia avançados”.

Além disso, o RCS possui integração omnichannel, permitindo que as empresas ofereçam experiências que combinam mensagens com outras plataformas digitais. “O RCS é intuitivo e elimina a necessidade de instalar apps adicionais, sendo uma evolução natural e futurista do SMS”, complementa. 

O sócio-fundador da Eyou ressalta que o RCS oferece maior otimização na comunicação entre empresa e consumidor:

  • Personalização: empresas podem criar mensagens adaptadas aos interesses do cliente; 
  • Engajamento: recursos como botões de resposta e visual atraente tornam a comunicação mais interativa, incentivando ações rápidas;
  • Medição de resultados: o RCS oferece análises detalhadas (como taxa de leitura e cliques), permitindo ajustes estratégicos em tempo real;
  • Conveniência para o consumidor: ele pode concentrar tudo em uma única mensagem: visualização, interação e ação.

RCS integra estratégias de marketing

Na visão de Alexandre, o RCS representa uma oportunidade para empresas que desejam se destacar no marketing digital, sobretudo em um cenário onde os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade e personalização das comunicações.

Além do mais, a modalidade oferece segurança, pois permite autenticação e verificação de empresas, reduzindo o risco de golpes e phishing: “A combinação de mensagens e dados em tempo real pode ser uma opção para buscar mais resultados para campanhas sazonais, como Black Friday ou Natal”, completa.

Para o especialista, a ferramenta possui potencial de futuro: “À medida que a tecnologia se torna mais acessível, o RCS pode se consolidar como uma das principais ferramentas de comunicação empresarial, especialmente no mobile-first”, prevê Alexandre.

Para mais informações, basta acessar: https://www.eyou.com.br

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais