Home Dino Benefícios dos chatbots: assistentes virtuais levam vantagens a diferentes setores sociais

Benefícios dos chatbots: assistentes virtuais levam vantagens a diferentes setores sociais

por
0 comentários

2/7/2021 –

Só um chatbot pode atender usuários online a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Esse trabalho, através de bots inteligentes, acontece através de conversas amistosas, fluidas e objetivas, seja por texto ou por voz.

Outra vantagem é a possibilidade de integração do bot aos diversos canais de comunicação da empresa. Esse benefício é capaz de expandir o diálogo dinâmico, preciso e amplo, atendendo com eficiência desde a ansiedade e a pressa dos jovens, até o detalhamento necessário à compreensão dos mais velhos sobre sites, blogs ou redes sociais. Chatbots também podem ser internacionalizados e garantir uma conversa de verdade e inclusiva para cada um de seus usuários.

A atenção única dos chatbots encanta, engaja e fideliza o cliente. Além do mais, ficam guardadas na memória do robozinho todas as informações que restaram indefinidas, o motivo das dúvidas e as possibilidades de retomar o contato sem a necessidade de repetir as informações básicas. Um chatbot processa tudo e se aperfeiçoa a cada conversa, podendo inclusive transformar qualquer simples visitante curioso em um cliente potencial.

banner

Assim, em suas melhores versões, chatbots construídos com Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, são capazes de interagir em diversos canais digitais, sem a frieza das URAs, compartilhando base de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo. Além disso, conquistam cada vez mais os consumidores online, apresentando resultados positivos em diferentes setores e segmentos empresariais.

Chatbots presentes em diferentes setores

Se antes a novidade era encontrar robôs atuando no setor de automação de atendimento, agora eles já ocupam com louvor outros setores e segmentos empresariais. Estes são alguns dos novos setores e segmentos nos quais os assistentes virtuais entraram e se garantiram:

Chatbot no setor de atendimento

Ser atencioso, honesto e gentil já não é mais suficiente. O nível de exigência do consumidor vem crescendo na medida em que a tecnologia oferece novos recursos e, principalmente, depois que a pandemia de Covid-19 chegou.

Rapidez, clareza, objetividade e transparência compõem o atendimento personalizado que a competitividade do mercado vai impondo a todos os tipos de negócios. No setor raiz da sua criação não tinha como ser diferente. Os chatbots já têm anos de experiência em atendimento e proporcionam excelentes resultados na avaliação dos consumidores.

Um exemplo de case de sucesso é o assistente virtual de atendimento no Facebook do Bradesco, construído pela InBot, uma startup brasileira do segmento. Conforme Rosane Ferreira Silva, representante do Bradesco-CDEC, os chatbots chegaram para facilitar e aprimorar a rotina de trabalho. “Foi a oportunidade perfeita para reduzir a quantidade de mensagens respondidas por um analista e agilizou o nosso atendimento no Facebook. Com isso, nossos analistas podem se ocupar em resolver problemas mais complexos e deixar que o bot responda as perguntas mais simples e corriqueiras”, afirma.

O Bradesco utilizou soluções de chatbot para resolver questões de comunicação interna – e acelerar processos. Ao mesmo tempo, conseguiu melhorar o relacionamento com o cliente através do canal de atendimento no Facebook Messenger.

Chatbots no setor de comércio eletrônico

O comércio eletrônico, conhecido também como e-commerce, acontece por meio da compra e venda pela internet. Nessa modalidade, as empresas vendem por meio de lojas virtuais próprias.

Alguns segmentos desse setor, como os de alimentação e vestuário, foram altamente ampliados, para evitar saídas de casa no período de pandemia da Covid-19. Deliverys se tornaram companheiros do dia a dia de muitos brasileiros. E para isso acontecer com maior eficiência e não deixar ninguém esperando, os chatbots também marcam presença.

Um chatbot nesse setor proporciona redução de custos, tendo o controle do processo do início até o fim e diminuição da margem de erros e, quando eles acontecem, é possível detectá-los e corrigi-los com maior eficiência. Além de garantir uma resposta mais rápida ao cliente e um aumento no número de atendimentos, o chatbot está sempre online, por diversos canais simultaneamente. A cada contato do usuário, a tecnologia consegue armazenar informações e completar o perfil do cliente com dados sobre os gostos, os hábitos e as preferências.

A necessidade única de algum produto, como a de alimentos, acelera a vontade de retorno mais ágil. Alcançar menor tempo durante um atendimento permite ao atendimento responder um maior número de clientes. Logicamente, o resultado é o crescimento natural da demanda.

Após o chatbot conhecer a frequência de contato e as preferências, fica mais fácil se fazer presente e trabalhar promoções personalizadas que encantam. Com chatbots nesse setor, é possível diminuir o número de pessoas envolvidas em cada processo. Assim, os níveis de intermediação de logística ficam simplificados e há menos custos. Por fim, os assistentes podem executar pesquisas de satisfação. À medida que a experiência do usuário vai melhorando, a fidelização se reforça.

Website: https://www.inbot.com.br/blog/beneficios-dos-chatbots/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais