Use os conselhos de Warren Buffet na hora de escolher uma franquia. Espero que você não ignore os conselhos do cara que é considerado pela Forbes uma das pessoas com maior capital do mundo e que ocupou o primeiro lugar em 2008.
Diante dessas informações espero que você vá até o final do texto e comi ele possa te ajudar a tomar a decisão de comprar uma franquia.
Fundamentos do Warren Buffet
- Simplicidade
- Paciência
- Temperamento adequado
- Pensamento independente
- Ignorar eventos macro que causam distração
- Não diversificar
- Inatividade, e não hiperatividade
- Comprar ações e manter-se fiel a elas ( Faço uma pequena adaptação mantenha-se fiel ao negócio)
- Foco nos resultados e no valor da empresa, e não na cotação das ações (Foco em resultados! Foco em Vendas)
- Oportunismo agressivo (Não deixe passar a oportunidade)
Mas como utilizar estes fundamentos na hora de escolher uma franquia?
Os conselhos do Warren Buffet podem te ajudar muito a entender o negócio que pretende se tornar franqueado. Acredito que os fundamentos acima irão lhe orientar na hora de escolher o negócio que irá atuar.
Existem outros fundamentos que vão lhe nortear na escolha do negócio como:
- Procure empresas duradouras com modelos de negócio previsíveis.
- Para Buffett, a complexidade pode atrapalhar. Procure investir em negócios que você consiga compreender e que acima de tudo que você seria um cliente.
- Uma lição importante que Buffett aprendeu com seu mentor, Ben Graham, foi a seguinte: não é preciso fazer “coisas extraordinárias para obter resulta- dos extraordinários”.
- “Se você não entende os negócios de uma empresa, não compre suas ações.” O mesmo se aplica para franquia se você não entende o negócio da empresa não abra uma franquia.
- “Busque sempre a simplicidade. Não faça com que os investimentos se tornem desnecessariamente difíceis.” Acredito se um negócio está muito difícil de se concretizar e melhor analisar se este realmente é um bom negócio. Acredito que isto também se aplique as franquias.
- “Ao ser abordado por um especialista em investimentos, pergunte: “O que você está ganhando com isso?” Se a resposta não for satisfatória, caia fora. Esta passagem se ajusta muito bem ao mundo das franquias, procure entender o balanço da franqueadora e se ela depende da taxa de franquia para sobreviver existe algo errado como o negócio. Franqueadora tem que viver de Royalties e venda de produtos.
Minha experiência
Na Touareg Seguros todos os sócios são corretores de seguros e vivemos do resultados das nossas carteiras de clientes, o que isso significa? Que mesmo a franqueadora crescendo é mantendo as suas contas com os royalties, os sócios continuam vendendo seguros, é tendo a comercialização de seguros como seu principal negócio.
Quando eu conto para um candidato da Touareg que vender seguros é um bom negócio, é porque vender seguros é o meu melhor negócio.
Para você deixo uma última dica importante: Procure franquias onde o franqueador tenha experiência no negócio que ele está franqueando.
Acompanhe a gente nas redes sociais e nos outros canais. Siga a gente no Instagram, no linkedin e no canal do Youtube. Se é um bom negócio, passa por aqui.