Home Dino Empresas investem em tecnologia de ponta para gestão de estoque e logística

Empresas investem em tecnologia de ponta para gestão de estoque e logística

por
0 comentário

São Paulo 14/7/2021 – Cabe ressaltar que tais desafios podem ser superados por meio de soluções inovadoras e gerenciais

Com a aceleração do processo de transformação digital das empresas, impulsionado pela pandemia da Covid-19, e a mudança no perfil do consumidor, que também está cada vez mais digital, a chamada “experiência do cliente” se tornou um dos principais diferenciais que podem determinar o sucesso ou, até mesmo, o insucesso de um negócio.

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apesar de 67,4% das empresas do ramo indicarem prejuízo no desempenho financeiro em 2020, 37% consideraram que em 2021 será um ano melhor para o setor.

Diante desse prognóstico, as tendências e pesquisas de mercado já apontam que a percepção dos consumidores acerca de um determinado produto vai desde a pesquisa na internet, por exemplo, até o dia em que ele recebe o pedido em sua casa, com a qualidade esperada e no prazo estipulado.

banner

Porém, segundo Haldnei Hacker Figueiredo, Business Relationship Manager da Softtek Brasil, essa percepção não se limita tão-somente à experiência do consumidor. Ela vai além, influenciando o comportamento do cliente e construindo memórias que impulsionam a sua lealdade, além de afetar indiretamente o valor econômico de um determinado produto ou serviço.

“Toda empresa tem como foco garantir que esse ciclo de compra completo, o qual o cliente vivencia, transcorra da melhor forma possível para que ele resulte, enfim, na sua fidelização. Mas para que isso ocorra, é preciso compreender dois fatores cruciais: a gestão do estoque dentro do WMS (Warehouse Management System) e a gestão da logística, que utiliza o TMS (Transportation Management System)”, explica o executivo.

Possíveis aplicações

Indo muito além de apenas receber e transferir mercadorias ou gerenciar um depósito, o warehouse inteligente inclui outras tarefas, tais quais planejamento de armazenamento, o fornecimento e controle do estoque, a gestão das atividades que ali ocorrem diariamente e demais.

“Sabe-se que, nos dias de hoje, o principal impacto no custo de um produto é o custo de sua logística. Procurar novas e melhores formas de gerenciar um warehouse e a sua logística podem, portanto, reduzir custos, economizar tempo e aumentar a receita e a satisfação do cliente”, complementa Haldnei.

Desafios da gestão

Entre alguns dos principais desafios da gestão de um warehouse e sua logística estão: excesso de estoque; limitação de espaço; baixa rastreabilidade e conectividade; gerenciamento de tempo incorreto; má otimização de processos e recursos; planejamento limitado de atividades da primeira milha até a milha final; maiores taxas de retorno sobre o e-commerce e compras na alta temporada de remessas; acessibilidade da informação; gestão de custos de transporte; e desempenho de entrega em toda a cadeia de abastecimento global.

Tais desafios, porém, podem ser superados por meio de soluções inovadoras e gerenciais, como o WMS e TMS, que atendem o dia a dia das empresas de ponta a ponta.

“Não são soluções convencionais de mercado, mas, sim, soluções que incluem inteligência e modernidade agregando valor ao negócio e otimizando todos os processos da cadeia de suprimentos através de visibilidade, capacidade e velocidade de execução”, explica o Business Relationship Manager da Softtek Brasil.

Benefícios adicionais

A integração do WMS com o TMS traz uma série de benefícios às empresas, como a capacidade de otimizar o espaço de armazenamento e de realocar estoques, reduzindo consequentemente o tempo e os custos relacionados ao transporte e ao roteamento externo.

Assim, os resultados podem ser percebidos por meio de uma maior eficiência de trabalho, redução nos custos com pessoal e, como foco inicial e objetivo final, a satisfação do cliente.

“Cabe ressaltar que para começar a integração WMS e TMS, o primeiro passo é buscar as áreas da empresa em que o valor da união desses dois sistemas pode ser evidente. Locais que podem ter ganhos de eficiência com um melhor alinhamento entre mão de obra, recursos e remessas de entrada e saída para trazer agilidade, reduzindo tempo e custos. Para outros, isso pode até aumentar a visibilidade para que haja mais previsibilidade com os embarques e prazos de entrega” acrescenta o executivo, ressaltando que as funções de armazenamento e transporte cuidadosamente integradas podem permitir um processamento mais rápido de remessas desde a entrada e a saída, resultando em tempos de ciclo de minimização e aumentando a utilização de ativos.

Website: https://www.softtek.com/pt/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais