Home Dino Com IGP-M alto, proprietários e inquilinos buscam acordo em prol da locação

Com IGP-M alto, proprietários e inquilinos buscam acordo em prol da locação

por
0 comentários

São Paulo, SP 9/11/2020 – No período mais crítico da pandemia, a Lello também teve expressiva atuação para negociar descontos nos valores dos aluguéis ou prazos maiores para pagamentos

Imobiliária Lello, de SP, monta força-tarefa e consegue segurar alta em 60% dos contratos

O IGP-M, índice inflacionário que usualmente corrige o valor dos contratos de aluguéis de imóveis, fechou outubro com acumulado de 17,94% em 12 meses. Mas, segundo a Lello, empresa de Real State com atuação em São Paulo, a tendência é de acordo entre proprietários e inquilinos para não aplicar o reajuste.

Logo quando percebeu que o índice muito acima da média poderia impactar negativamente os contratos, a imobiliária se antecipou e organizou uma força-tarefa, inclusive com a utilização de recursos tecnológicos, provocando e intermediando as negociações entre locadores e locatários. Como resultado, conseguiu no último mês segurar a alta prevista pelo índice em 60% dos contratos, com a manutenção dos valores dos aluguéis ou a concessão de abonos.  

banner

Diante das projeções do IGP-M para novembro, que segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas) deverá ficar em torno de 21% no acumulado do ano, a Lello decidiu seguir o trabalho de convencimento dos proprietários para que negociem ou abonem o reajuste.

“Considerando que muitos inquilinos ainda não conseguiram se recompor do impacto sofrido pela pandemia de Covid-19, e ainda com o mesmo objetivo de evitar a inadimplência e a desocupação dos imóveis, resolvemos nos antecipar junto aos nossos proprietários para que eles mantivessem o valor do aluguel, sem a aplicação do índice do IGP-M ou considerassem um desconto”, afirma Moira Regina de Toledo Bossolani”, diretora jurídica da Lello Imóveis.

Ela destaca que as negociações tiveram como finalidade atender a locadores e inquilinos, buscando fortalecer as relações entre os clientes da imobiliária. No período mais crítico da pandemia, que impactou seriamente a economia e os empregos, a Lello também teve expressiva atuação para negociar descontos nos valores dos aluguéis ou prazos maiores para a realização dos pagamentos. No total, foram renegociados R$ 20 milhões em aluguéis.

“Agora, o pesado aumento do IGP-M também demanda nossa atenção, e o diálogo entre proprietários e inquilinos é o melhor caminho para um consenso e o fortalecimento da relação locatícia. Sempre recomendamos a autocomposição das partes”, diz Moira.

A diretora jurídica da Lello observa que, apesar de o IGP-M ser o principal índice que rege o reajuste dos contratos de aluguéis, sua aplicação ou não é uma prerrogativa do proprietário do imóvel.

Website: http://www.lelloimoveis.com.br

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais