A constante queda nas vendas e a insatisfação interna dos franqueados, causada por promoções indesejadas, tem feito com que a Subway, maior rede de restaurantes dos Estados Unidos, perca espaço para suas concorrentes.
A rede de franquias está sofrendo uma enorme queda nas vendas nos últimos tempos. Franqueados acreditam que esse prejuízo tenha relação com a denúncia de que o frango vendido pela rede de comidas saudáveis era apenas 50% frango.
Com isso, diversas unidades tiveram queda nas vendas e pararam de pagar os aluguéis. No início de janeiro, um dos franqueados, que deve cerca de 150 mil dólares em aluguel, disse que o lucro da loja virou despesa e, por isso, deixou de pagar o valor à franqueadora.
No último dia 16, a rede de comida casual, Freshii, enviou uma carta aberta aos franqueados deficitários da Subway, oferecendo a conversão das franquias em unidades da própria Freshii.
Para o CEO da empresa, os franqueados que migrarem para o modelo de negócio da Freshii poderão alcançar resultados benéficos e que esta atitude tende a contribuir para melhorias da marca Subway.
Alguns dos deficitários revelaram à mídia norte-americana que um terço das unidades do Subway estão com as contas no vermelho e devendo valores altos à franquia. Para eles, 2018 será um ano de mais fechamentos.
Especialistas apontam que a situação financeira da rede de restaurantes beneficia outras redes como o MCDonald’s, que aproveita a queda no tráfego do restaurante de comidas saudáveis para atrair novos clientes.