Home Notícias Corporativas Com juros altos, o consórcio torna-se opção para aquisição de imóveis

Com juros altos, o consórcio torna-se opção para aquisição de imóveis

por DINO
0 comentários

A taxa Selic passou de 2% ao ano em 2021 para 13,75% ao ano em 2023, a maior alta nos últimos anos. Por não ter a incidência de juros, o consórcio de imóveis se torna uma opção para quem deseja realizar o sonho da casa própria. A modalidade oferece para os consorciados condições para a aquisição do bem ou para construir, reformar ou, ainda, poder quitar um financiamento habitacional.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) , entre janeiro e maio de 2023, o segmento de imóveis registrou alta de 17,3% na venda de novas cotas, em comparação com o mesmo período de 2022. “O consórcio também gera oportunidades para as pessoas que querem investir em imóveis ou desejam ampliar o patrimônio, dessa forma gerando uma renda extra”, afirma José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.

O diretor também aponta que um dos diferenciais do segmento é a utilização da restituição do Imposto de Renda e o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para oferecer lances, complementar o valor da carta de crédito e até quitar as parcelas em aberto são fatores que incentivam os clientes a adquirirem um consórcio. “São vantagens que permitem a antecipação da contemplação adiantando a realização do sonho”, comenta José Climério.

De modo geral, o consórcio funciona a partir da união de pessoas físicas ou jurídicas que formam uma poupança comum, destinada à aquisição de bens e serviços. Reunidos em um grupo, os consorciados passam a contribuir, por prazo determinado, com uma parcela destinada à formação de um fundo comum. O papel da administradora é realizar a comercialização das cotas para as pessoas interessadas no plano, realizar assembleias mensais, entregar os bens, fazer a gestão dos pagamentos, realizar a cobrança dos cotistas inadimplentes, entre outros serviços. Para isso, ela é remunerada por uma taxa de administração, visando fazer face aos seus custos operacionais.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais