Home Notícias Corporativas Como é a contratação de seguro em financiamento de automóvel

Como é a contratação de seguro em financiamento de automóvel

por DINO
0 comentário

Quando falamos de seguros, e especificamente aqui no seguro automóvel, historicamente as companhias que se destacam nos índices de satisfação dos consumidores são aquelas que buscam de fato ampliar o conceito para a experiência do cliente. Mas, de acordo com o setor, ainda há muito o que se desenvolver nesse setor no que tange às oportunidades de um ecossistema ampliado quando falamos em veículos como meio de transporte e pensamos em todas as fases da experiência que este bem possui.

Uma dessas oportunidades é onde a experiência se inicia, ou seja, no processo de compra do seguro. Hoje, por volta de 30% dos veículos possuem seguro no Brasil, apenas, segundo dados da CNseg. O restante, não o fazem por falta de oferta, seja pelas limitações de produto, preço ou ainda – principalmente para o público que está adquirindo seu primeiro veículo -, pelo desconhecimento ou percepção de algo complexo, caro, burocrático.

No mercado brasileiro, segundo a B3, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames, a aquisição financiada representou 47% das vendas de veículos novos e 28% dos veículos seminovos em 2022.

Considerando isso, a oferta do seguro na jornada de financiamento se mostra um exemplo de sinergia no ecossistema de aquisição de veículos, disponibilizando ao cliente a oferta do seguro no momento em que está escolhendo o veículo e decidindo pelo meio de pagamento

banner

É o que acredita Cintia Batistim Silva, especialista em desenvolvimento de produtos e serviços na área de seguros. “O processo de financiamento de automóveis e a venda do seguro estão conectados na mesma experiência e várias informações que são consideradas para avaliação de crédito também são utilizadas para precificação e aceitação do seguro”, afirma. “Portanto, conectar esses processos gera um ganho operacional e simplifica a jornada para o cliente.”

E como é na prática?

“Para prover a sinergia, é preciso criar uma conexão sistêmica entre a simulação de crédito e a simulação do seguro e, com autorização do cliente, compartilhar os dados informados do crédito com a seguradora”, explica Cintia.

Essa troca de informações, praticamente toda digitalizada, é utilizada para estudo de aceitação e definição de preço, somando-se aos dados compartilhados do financiamento, demais dados públicos, como geolocalização e perfil do veículo para riscos de seguro.

“Em um processo muito mais rápido, a seguradora retorna com o valor do seguro para as diversas configurações de pacote de coberturas e o cliente recebe uma simulação da parcela do financiamento referente ao veículo, e também, de forma simples, o valor e condições para o seguro”, completa.

O cliente, optando pela contratação do seguro, pode escolher entre pagar o seguro junto das parcelas do financiamento, em um único boleto, ou então pagar em débito em conta, separadamente.

Essa sinergia garante a apresentação de oferta ao cliente em todas as simulações e traz diversas vantagens como o fato de os clientes passarem a conhecer as ofertas de seguro; o processo ser mais simples e desburocratizado; os pacotes de coberturas parametrizados ajudarem na decisão do cliente conforme perfil e principais preocupações do cliente; haver uma flexibilidade no pagamento, pois pode-se optar por incluir o valor do seguro no montante total financiado; e haver uma maior facilidade na contratação, uma vez que, optando pelo seguro contratado no mesmo fluxo do financiamento, todos os documentos e assinaturas exigidos são solicitados de uma única vez, para o seguro e para o financiamento.

Para o cliente, pontua a especialista, cria-se uma experiência diferenciada de compra do carro que não só atende as expectativas dele em relação ao bem adquirido, como, também, inclui no processo a aquisição de proteção desse bem quanto aos riscos do dia a dia, de forma simples, rápida e clara.

Já para o mercado, amplia-se a base de clientes potenciais que adquirem o seguro, com uma experiência de compra diferenciada, e abre-se a oportunidade de criar outras experiências durante a vigência, que tangibiliza a importância e relevância do seguro durante a posse de um veículo, resultando em clientes cada vez mais engajados com o produto e a marca.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais