Home Notícias Corporativas Consumo residencial cresceu 3,3% no 4º trimestre de 2022

Consumo residencial cresceu 3,3% no 4º trimestre de 2022

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

O consumo de energia elétrica residencial no Brasil foi de 39,3 GWh no 4º trimestre de 2022, o que representa um aumento de 3,3% em relação ao 3º trimestre, sendo a maior taxa trimestral do ano. É o que aponta um estudo da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas). 

“Apesar da elevação no consumo da classe no último trimestre de 2022, houve reclassificação de consumidores e aumento de novas ligações. Isso ocasionou uma diminuição do consumo residencial médio (-2,4%) em comparação ao quarto trimestre de 2021, chegando a 161,3 kW”, destaca o estudo. 

Segundo os dados do EPE, as regiões brasileiras tiveram aumento gradativo durante o ano. Com destaque para o Norte, com a maior taxa de consumo de energia da classe residencial (6,4%), sendo Tocantins (9,9%) e Pará (8,6%) os estados com as maiores elevações.  

Já o Sul foi a segunda região com maior crescimento do consumo no 4º trimestre, com aumento de 5,4%. As temperaturas acima da média e climas mais secos influenciaram no aumento do consumo, sendo os estados do Rio Grande do Sul (8,9%) e Santa Catarina (6,9%) os destaques para o crescimento, apontou o estudo.

banner

A região Sudeste apresentou aumento da taxa de consumo de 3,3%, com destaque no Espírito Santo com 8,7% e Minas Gerais com 7,6%, revertendo a baixa porcentagem que tiveram nos trimestres anteriores.

Por sua vez, a região Centro-Oeste teve crescimento de 1,6% no consumo de energia elétrica no 4º trimestre do ano. Os estados destacados foram Goiás (4,4%), Distrito Federal (3,5%) e Mato Grosso (2,9%).

O menor aumento registrado foi o Nordeste, que teve apenas 1,5% em seu crescimento. Os estados do Maranhão (11,6%), Alagoas (6,8%), Piauí (5,6%) e Sergipe (2,6%) foram os que mais influenciaram no crescimento da taxa na região. 

O crescimento contou com a influência da reclassificação de consumidores que ocorreu pela distribuidora local do Maranhão e a redução das perdas de energia no Piauí e Maranhão.

Ainda de acordo com a EPE, no Brasil o aumento médio de consumo foi de 1,1% durante o ano. Os maiores consumos registrados foram nas regiões Norte com 5,8% e o Sul com 3,7% de aumento em 2022. Já as regiões Nordeste (0,1%), Centro-Oeste (1,0%) e Sudeste (0,0%), tiveram o menor aumento anual.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais