Home Notícias Corporativas Diagnóstico precoce melhora tratamentos para varizes

Diagnóstico precoce melhora tratamentos para varizes

por DINO
0 comentários

A importância do diagnóstico precoce das varizes é fundamental para evitar complicações e garantir um tratamento eficaz. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o diagnóstico antecipado permite que a condição seja tratada de maneira mais rápida, antes que sintomas como dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas se agravem. Além disso, o tratamento precoce pode prevenir o surgimento de complicações mais sérias, como trombose e úlceras venosas, que podem comprometer significativamente a saúde vascular e a qualidade de vida dos pacientes.

Ela ainda recomenda que o tratamento de varizes seja conduzido por médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares especializados, pois estes profissionais têm a formação necessária para realizar diagnósticos precisos e oferecer os tratamentos mais adequados, minimizando riscos e melhorando os resultados para os pacientes.

Durante um evento, que comemorava a marca de 30.000 pacientes tratados pela rede de clínicas Med Varizes, um de seus sócios, o Dr. Guilherme Redó, graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em cirurgia vascular e angiologia pelo Hospital Souza Aguiar do Rio de Janeiro – RJ, explica que o tratamento das varizes não deve ser encarado apenas sob a ótica estética.

Ele ressalta que, além dos desconfortos estéticos, as varizes podem gerar sintomas incapacitantes e complicações sérias, como trombose e úlceras venosas e, portanto, é fundamental buscar orientação com médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

banner

A Dra. Juliana Pacheco, especialista em cirurgia vascular pelo Hospital Madre Teresa de Belo Horizonte – MG e também sócia da Med Varizes, estima que até 38% da população seja acometida por varizes, o que representa uma grande parte da população adulta. Segundo ela a distribuição da doença varia de acordo com a faixa etária e o sexo. Sendo as mulheres, especialmente aquelas acima dos 40 anos, as mais afetadas.

O Dr. Roberto Avellar, também sócio da mesma rede de clínicas e membro da equipe de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte – MG, afirma que “a condição tende a se agravar com o avanço da idade, com um aumento considerável na incidência a partir dos 40 anos, principalmente devido a fatores como sedentarismo, predisposição genética, alterações hormonais e gestação e que a prevalência também é maior em indivíduos com histórico familiar de varizes”.

Durante o evento, Rafael Mendes, engenheiro de produção e sócio-diretor do grupo, afirmou que a grande a maioria dos pacientes ainda não desenvolveu a cultura de procurar pelo médico angiologista de forma preventiva e muitos só procuram ajuda quando o problema das varizes e vasinhos já se tornam visíveis e já impactando do ponto de vista de saúde e qualidade de vida.

Além disso, o diretor afirmou que, nos últimos anos, os tratamentos para varizes passaram por uma significativa evolução, com a incorporação de tecnologias mais modernas e menos invasivas. “Uma das combinações mais eficazes que fazemos em nossa rede envolve a utilização da escleroterapia aliada ao laser transdérmico. Juntas, essas duas técnicas oferecem uma solução menos invasiva, com menos desconforto e recuperação mais rápida, permitindo resultados estéticos e funcionais superiores no tratamento”, explica.

Com um olhar voltado para o futuro, ele ainda complementa que a rede mineira, fundada em 2019 e que já possui unidades em importantes cidades do estado, como a capital Belo Horizonte, Contagem, Betim, Divinópolis, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete e Montes Claros, além de também estar presente na cidade do Rio de Janeiro, planeja para 2025 lançar campanhas educativas promovendo o tema da importância de se procurar o tratamento de forma precoce.

Embora tenha ocorrido um aumento significativo na procura por tratamentos precoces de varizes nos últimos anos, a conscientização sobre a importância de um diagnóstico antecipado ainda precisa avançar consideravelmente. Estima-se que cerca de 38% da população adulta seja afetada por varizes, mas a maioria dos pacientes ainda busca ajuda apenas quando a condição já está visivelmente instalada ou em estágios mais avançados, segundo a SBACV.

O aumento da adesão a tratamentos menos invasivos, como a combinação de escleroterapia e laser transdérmico, é um reflexo positivo dessa mudança, mas é fundamental que campanhas educativas continuem a estimular a busca proativa por cuidados especializados. Dessa forma, é possível não apenas melhorar os resultados estéticos, mas também evitar complicações graves e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais