Home Notícias Corporativas Etesco acompanha o movimento global e foca em práticas de ESG

Etesco acompanha o movimento global e foca em práticas de ESG

por DINO
0 comentários

Mais do que uma simples tendência, o ESG é um conceito que vem sendo cada vez mais empregado por empresas de diversos setores. A prática, que envolve políticas de meio ambiente, governança e responsabilidade social, já entrou para a lista de estratégias adotadas pelas organizações que desejam se fortalecer e crescer no mercado.

De acordo com Giselle Martinelli Chunques, Gerente de SGI /Compliance da Etesco, o ESG é uma jornada de transformações dos negócios para um universo ético, transparente, sustentável e interconectado.

“As empresas que investem em ESG veem uma oportunidade de realizar ações positivas, construindo um trabalho sustentável, obtendo melhores retornos a longo prazo. Esse investimento é uma pequena forma de devolver à sociedade tudo aquilo que os colaboradores cedem para a empresa”, explica Giselle.

O impacto das empresas no meio ambiente e na sociedade ficou cada vez mais evidente ao longo do tempo. Com isso, a cobrança por práticas sustentáveis foi aumentando e as empresas passaram a se preocupar cada vez mais com as questões relacionadas ao tema.

banner

As práticas de ESG tornaram-se fundamentais e as companhias que antes não se preocupavam com essas questões tiveram que se esforçar para reduzir os impactos e se dedicar a garantir o bem-estar de seus stakeholders. Quando uma empresa investe em práticas de ESG, ela se mostra comprometida e engajada com o mercado onde está inserida, constrói confiança, aumenta a consciência das partes interessadas e encoraja a mudança social.

Outro exemplo de que a prática está em crescimento são os números obtidos em países da Europa. Conforme relatório da consultoria PwC, 77% dos investidores já não pretendem mais realizar negócios com empresas que ‘não são ESG’.

O ESG se tornou ainda mais relevante nas redes sociais em época de pandemia. Só em 2020, foram mais de 22 mil publicações a respeito do assunto, batendo o número de 2019. Além é claro, dos insights positivos – e negativos – e de todos os setores envolvidos.

A relação entre ESG e a construção civil

Assim como em qualquer outra área, as práticas de ESG se mostram fundamentais no mercado de construção civil. A Etesco é uma das companhias que têm investido na implementação de ações de responsabilidade socioambiental. “Muito mais do que apenas construir edificações e se certificar de que o projeto deu certo, a responsabilidade da construtora também é pensar e respeitar as políticas ambientais, com um consumo consciente dos recursos naturais e impacto positivo à sociedade”, diz Giselle. Ainda segundo a executiva, mesmo não sendo uma tarefa fácil, o ESG pode ser implementado por meio de certificações. “O mercado atual exige essas ações, que respeitem a população e preservem o meio ambiente”, afirma.

Com um processo mais sustentável, os recursos de uma empresa do setor poderão ser otimizados e, assim, os custos serão reduzidos. Haverá, ainda, o aumento da produtividade dos colaboradores, sendo responsáveis pelo aumento da lucratividade. Outra vantagem é a construção de uma imagem bastante positiva diante de investidores, clientes, colaboradores, entre outros. “São diversos os benefícios que o sistema ESG pode trazer para empresas do setor da construção civil. Mas um dos fatores mais bem avaliados pelos investidores é o consumo consciente. O uso de materiais sustentáveis demonstra a preocupação com o meio ambiente, influenciando bastante no fechamento de negócios”, finaliza.

Etesco está patrocinando o Programa de Atletismo Macaé

Já atuando de acordo com as práticas de ESG, a Etesco é a atual patrocinadora do Programa de Atletismo Macaé, em parceria com o Ciep Maringá. Além do treinamento específico das modalidades do atletismo, os alunos do projeto participam de atividades socioeducativas, culturais, esportivas, com participação constante e efetiva em diversos eventos e competições municipais, regionais, estaduais e nacionais.

A manutenção e ampliação do projeto contribui não só para a formação desportiva dos alunos, mas para sua formação biopsicossocial, uma vez que se espera que, em curto e médio prazo, a prática de atividades físicas seja uma opção de escolha e um estilo de vida saudável, favorecendo o desenvolvimento integral dos alunos. Igualmente, se espera a detecção de novos talentos com potencial olímpico. Outro aspecto importante é a socialização e o incentivo ao protagonismo juvenil, importantes instrumentos para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais