Home Notícias Corporativas Indústria metalmecânica lidera em maturidade tecnológica

Indústria metalmecânica lidera em maturidade tecnológica

por DINO
0 comentários

A indústria de metalmecânico e plástico liderou a 2ª edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura, registrando 0,78 pontos – em uma escala de 0 a 1 –, estando acima da média geral do setor (0,71). A performance do subsegmento se dá pela alta adoção de sistemas integrados de gestão e de tecnologias complementares, como soluções de segurança (44%) e Business Intelligence (44%).

A pesquisa, elaborada pela TOTVS em parceria com a H2R Insights & Trends, avalia o uso e a internalização de sistemas integrados de gestão e tecnologias complementares. Nesse sentido, os benefícios do uso do ERP foram amplamente percebidos pelas empresas de metalmecânica e plástico. Em relação à produtividade do negócio, 42% das empresas entrevistadas notaram melhora na eficiência operacional e na gestão para o processo de fechamento mensal de custos, e 39% destacaram que o sistema garantiu a conformidade com as normas regulatórias. Quanto à percepção de performance da produção, 44% afirmaram que o uso do ERP facilitou o controle da distribuição logística, 39% notaram otimização no planejamento de materiais e 36% destacaram a melhora da qualidade da produção.

“Este bom desempenho do setor metalmecânico no IPT reflete sua importância no cenário nacional, já que o segmento responde por cerca de 30% do PIB industrial brasileiro, sendo fundamental para o desenvolvimento do país. Em relação ao setor plástico, o Brasil é o quarto maior produtor mundial, o que também vai ao encontro de um maior investimento em digitalização”, explica Angela Gheller, diretora de produtos para Manufatura da TOTVS.

A pesquisa da TOTVS também traz o Índice de Prontidão Futura (IPF), que avaliou quais serão as prioridades de investimento tecnológico para as empresas. O subsegmento obteve índice 0,53 – em uma escala de 0 a 1 –, igual à média geral do setor de manufatura, porém com uma evolução de 39% de crescimento em relação ao estudo de 2019, quando o IPF do segmento ficou em 0,38. O resultado demonstra que as empresas do setor metalmecânico e plástico evoluíram as intenções de investimento e pretendem ampliar os investimentos em tecnologias, indicando forte prioridade para adoção de soluções de CRM (58%), segurança cibernética (41%) e BPM (41%).

banner

Perfil das indústrias

Para a 2ª edição do IPT da Manufatura, foram realizadas 500 entrevistas com profissionais de indústrias de 23 estados brasileiros, com faturamento acima de R$3 milhões. Dessa amostra, 42% correspondem a indústrias de pequeno porte, 40% de médio porte e 13% de grande porte. As empresas se enquadram em nacionais (93%) e multinacionais (7%) – tendo esta pequena parcela performado 9% acima na média do IPT em relação às nacionais. A primeira edição foi publicada em 2019.

Para conferir na íntegra a 2ª edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura, basta acessar: https://produtividadetecnologica.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais