Home Notícias Corporativas Maioria dos brasileiros busca notícias no ambiente on-line

Maioria dos brasileiros busca notícias no ambiente on-line

por DINO
0 comentários

Desde que a prensa foi criada por Johann Gutenberg, no século XV, o jornalismo atravessou fronteiras e participou da escrita da história de países de todo o mundo. Assim como outros setores, o segmento evoluiu e se adaptou a diferentes formatos, até chegar ao ambiente digital. Exemplo disso, o The New York Times, um dos maiores jornais dos Estados Unidos, deixou de ser impresso no Brasil em 2013, o que influenciou os jornalísticos do país a investirem na transição definitiva para o virtual.

Segundo a pesquisa PoderData, realizada de 11 a 13 do último ano, a internet é o veículo mais utilizado pela maioria (43%) dos brasileiros para se informar. Segundo o levantamento, 22% dos cidadãos buscam notícias nas redes sociais e 21% em sites e portais. Em segundo lugar, vem a televisão, com 40% das respostas, seguida pelo rádio (7%), e por outros meios (8%). O questionário telefônico coletou respostas de 2.500 pessoas, de 469 municípios de todos os estados, entre os dias 11 a 13 de outubro de 2021.

Paralelamente, dados da pesquisa TIC Domicílios, realizada todos os anos pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) mostram que a internet foi acessada por 81% da população brasileira no último ano.

Aliás, o Brasil é um dos cinco países mais conectados do mundo, de acordo com um balanço realizado pelo FGVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas). O país tem mais de 440 milhões de dispositivos digitais em uso, entre computadores, notebooks, tablets e smartphones – o que corresponde a cerca de dois dispositivos por habitante.

banner

Fabrício Vieira, CEO da Lenium – empresa que atua com desenvolvimento de sites jornalísticos com temas prontos – explica que, apesar disso, é comum que jornalistas tenham dificuldade para atuar no ambiente virtual, o que trouxe à tona soluções para facilitar o processo de criar um site de notícias a partir de temas pré-definidos. 

“Hoje, a tecnologia permite que os jornalistas atuem como empreendedores e desenvolvam o seu próprio portal de notícias. Na maioria dos casos, os próprios clientes podem escolher as especificidades que o seu site deve possuir, sem necessidade de criação, apenas de instalação da plataforma”, informa Vieira.

Depois disso, prossegue o CEO da Lenium, o jornalista escolhe qual o tema que deseja utilizar e, em menos de dois dias, já pode começar a compartilhar o seu conteúdo em seu próprio espaço on-line. 

Para mais informações, basta acessar: https://www.lenium.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais