Home Notícias Corporativas Moda infantojuvenil valoriza diversidade e sustentabilidade

Moda infantojuvenil valoriza diversidade e sustentabilidade

por DINO
0 comentários

Segundo estudo do Inteligência de Mercado (IEMI) – Mercado Potencial de Moda Infantil e Bebê no Brasil 2024, a produção de roupas infantis e de bebê no Brasil bateu 1,1 bilhão de peças. As importações atingiram índices expressivos: subiram 15,7%, superando 145 milhões de peças. Com isso, a participação das roupas de fora no mercado interno passou dos 11%. Só em 2023, o mercado de moda infantil no Brasil movimentou mais de R$ 31 bilhões.

Com o cenário infantojuvenil mais aquecido, especialistas acreditam que questões como diversidade, inclusão e sustentabilidade tendem a crescer e ganhar mais espaço nas coleções. “O processo de sustentabilidade, por exemplo, já começa desde as tecelagens, adaptando todas as fases  de fabricação dos tecidos para evitar o impacto na natureza e também para não deixar resíduos. O mercado infantil tem mudado muito nos últimos anos, todo ecossistema está se moldando às novas necessidades e demandas da sociedade. Em breve estes temas não serão mais tratados como um diferencial da marca, eles farão parte do seu posicionamento”, afirma Kátia Duarte, Coolhunter e Founder do Pop Pop.

Aliado a isso, é inegável o poder das redes sociais em influenciar as tendências do mercado. “Depois da globalização, não existem mais barreiras para as tendências e muito menos para atrair o interesse de diferentes consumidores. A geração alpha (nascidos entre 2010-2025) tem sido influenciada pelos “looks” dos influenciadores e este comportamento acaba sendo refletido na moda, seja pelas collabs, pelo uso dos personagens, pelos dupes (imitações). Os lojistas e fabricantes precisam estar atualizados para não perder o timing e aproveitar o que hoje já chamamos de microtendências”, ressalta Duarte.

Segundo a especialista, em 2025 as principais tendências de moda infantojuvenil serão “super comerciais” e vão valorizar o estilo único de cada criança ou jovem. As marcas estão investindo em coleções mais assertivas e que tenham conexão com o seu público. O setor aposta em tecidos naturais e peças com aspecto clean que valorizam o conforto e deixam a modernidade a cargo da modelagem e muita referência do mar – estilo náutico – e das praias – estilo praiano e descontraído.

banner

Arena do Conhecimento

Duarte será palestrante pela quarta vez da Arena do Conhecimento, um espaço dedicado a apresentações e debates sobre as novidades e tendências do setor, durante a FIT 0/16 e a Pueri Expo, que serão realizadas entre os dias 27 e 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Sou especialista em moda infantil e trabalho como pesquisadora, por isso sempre apresento nas palestras que faço para empresários e profissionais do setor as principais tendências de comportamento, consumo e moda. A Arena do Conhecimento tem um papel importante para o evento, afinal muito lojista chega nas feiras sem conhecer as tendências e isso pode ser um empecilho para uma compra assertiva. Por isso eu crio todo o conteúdo da palestra para que ele sinta-se preparado para fazer bons negócios”, ressalta.

 

Serviço:

FIT 0/16 e Pueri Expo

Data: 27 a 29 de abril de 2025

Horário: 10h às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais