Home Notícias Corporativas No Brasil, 56% da população já aderiu ao trabalho voluntário

No Brasil, 56% da população já aderiu ao trabalho voluntário

por DINO
0 comentários

Acredita-se que o voluntariado começou a ser praticado no Brasil de maneira organizada a partir de 1543, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos. As ações que buscam ajudar outras pessoas, de forma espontânea, evoluíram e se multiplicaram desde então. Nas últimas décadas, organizações e empresas passaram a promover seus próprios programas, novas tecnologias ampliaram o alcance deles e mais da metade da população do país (56%) já havia realizado ou realizava com regularidade alguma atividade altruísta, pelo que indica a Pesquisa Voluntariado no Brasil, promovida pelo Instituto Datafolha e divulgada em 2021, ano marcado pela pandemia de covid-19, e no qual houve o fortalecimento da cultura de doação no Brasil.

A pandemia não interrompeu as ações de voluntariado, mas reduziu consideravelmente as atividades presenciais por causa do necessário isolamento social. Muitas empresas adotaram um modelo híbrido em 2022, com a maior parte dos programas ocorrendo de forma on-line. Em 2023, esse cenário se inverteu e nas companhias passaram a prevalecer os projetos com a presença dos voluntários, inclusive com expansão de seu alcance. Como a primeira grande mobilização nacional de voluntariado realizada pelo UnitedHealth Group Brasil, que convocou para doar sangue todas as pessoas colaboradoras da corporação que controla as operadoras de saúde Amil e Amil Dental e a rede médico-hospitalar Americas no período de 2 a 10 de dezembro.

A força de trabalho poderá realizar as doações em hemocentros públicos da sua cidade ou em unidades assistenciais da empresa. Neste Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), para incentivar o engajamento na campanha, haverá transporte disponível para levar colaboradores dos escritórios da corporação em São Paulo e no Rio de Janeiro para postos de doação dessas capitais. Essa será a 11ª ação de 2023 em que pessoas colaboradoras do UnitedHealth Group Brasil irão doar o seu tempo para promover atividades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde o início do ano, mais de 430 colaboradores se engajaram no programa de voluntariado e eles disponibilizaram mais de 1.500 horas doadas, que beneficiaram mais de 900 pessoas e instituições diretamente e mais de 2.700, indiretamente.

“Nossa área de responsabilidade social tem três pilares: fortalecimento das comunidades; saúde & bem-estar; e voluntariado. Por isso, buscamos realizar ações de voluntariado que envolvam temas como diversidade, equidade, inclusão, empregabilidade, geração de renda e cuidados com a saúde, prioritariamente”, comenta Renato Casarotti, vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil.

banner

Entre as ações de voluntariado realizadas este ano pelo UnitedHealth Group Brasil estão o Sprint Social, uma parceria com a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) que teve como objetivo desenvolver soluções para problemas de gestão de organizações sociais através de mentoria e compartilhamento de conhecimento técnico. Neste ciclo, lideranças dos times de Tributos e de Contas a Pagar da empresa tiveram a oportunidade de sugerir, apoiar e construir melhores rotinas e controles para a organização e fluxos mais assertivos e produtivos junto com as lideranças da Obra Social Dona Meca (RJ), instituição de caráter filantrópico que atende, gratuitamente, centenas de crianças com deficiência. Essa atividade beneficiou 750 crianças de famílias atendidas pela Dona Meca.

A empresa também realizou a ação Vestindo Sonhos e Oportunidades, de doação de roupas em apoio ao Emprega Comunidade, um negócio social, localizado em Paraisópolis (SP) e conhecido como “Linkedln da Favela”. Mais de 300 peças de roupas, entre calças e camisas sociais, gravatas, bolsas e sapatos foram arrecadadas e beneficiaram 100 jovens que buscam uma primeira oportunidade ou uma recolocação no mercado e que muitas vezes se veem prejudicados nos processos seletivos por falta de uma vestimenta apropriada. Outra atividade foi a Mestre de Valor, que em sua quarta edição trabalhou o fortalecimento de habilidades, autoconhecimento e a construção de uma reflexão sobre perspectiva de vida, carreira e sonhos através de uma mentoria realizada por meio de troca de cartas entre pessoas voluntárias e jovens do curso de Capacitação Profissional da Unibes – União Brasileiro Israelita do Bem-Estar Social (SP), que atende pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Foram enviadas mais de 700 cartas, que beneficiaram cerca de 320 pessoas. 

E no início de novembro houve o programa Experiência Jovem, desenhado exclusivamente para um grupo de lideranças do UnitedHealth Group Brasil que realizou uma ação de mentoria profissional, através de rodas de conversa com mais de 100 jovens do curso de Capacitação Profissional da Unibes. “Além dos retornos positivos que temos recebido das entidades com as quais contribuímos, que relatam o impacto positivo com os públicos externos e as comunidades com as quais atuamos, internamente também tem sido um grande sucesso o Programa de Voluntariado. As inscrições são abertas e duas horas depois não há mais vagas. Esse êxito nos deixa muito satisfeitos e mostra que estamos no caminho certo”, afirma Rafael Arantes, diretor de Relações Governamentais e de ESG do UnitedHealth Group Brasil.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais