Home Notícias Corporativas Norma trabalhista obriga postos de combustíveis a adotar medição eletrônica

Norma trabalhista obriga postos de combustíveis a adotar medição eletrônica

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

A partir do próximo dia 21 de setembro, estará proibida a medição manual, com réguas, do volume dos tanques de combustíveis, no país. A determinação faz parte da Portaria nº 427 do Ministério do Trabalho e Previdência – Portaria MTP nº 427/2021. A medida visa proteger a saúde de frentistas e funcionários, reduzindo seu contato com os combustíveis que contém componentes extremamente prejudiciais à saúde humana. Um deles, por exemplo, o benzeno, presente na gasolina, pode provocar diversas enfermidades, inclusive alguns tipos de câncer.

Mas, além do cumprimento à norma trabalhista, a nova exigência proporciona maior precisão na medição do volume de combustíveis nos tanques, controlando o estoque em tempo real, reduzindo perdas, oferecendo, assim, maior agilidade à operação do posto e impactando diretamente na rentabilidade do negócio.

Eficiência, precisão e visão 360º

A medição eletrônica é realizada por dispositivos conhecidos como Sistemas de Medição Volumétrica, desenvolvidos para controlar a quantidade de combustíveis armazenada nos tanques. O mercado oferece diversas opções, algumas modulares que incorporam, no mesmo conjunto de equipamentos, as funções de monitoramento ambiental, medição volumétrica e outros recursos que entregam benefícios muito além das exigências da Portaria MTP nº 427/2021.

banner

Algumas empresas no Brasil oferecem os sistemas de medição e monitoramento, entre elas a Gilbarco Veeder-Root. Os sistemas são capazes de proporcionar, além da proteção aos trabalhadores, o atendimento às normas ambientais e a eficiência na gestão do posto, mediante a precisão do controle do estoque e do monitoramento contínuo de detecção de vazamentos, em tempo real.

Ao tornar obrigatórias as normas da Portaria MTP nº 427/2021, o Brasil se alinha aos países mais avançados em legislações que visam preservar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, cumprindo uma das métricas da gestão ESG – em português, Ambiental, Social e Governança. Mas, a escolha do sistema de medição e monitoramento eletrônico que substituirá a medição manual dos estoques de combustíveis com régua, deve levar em conta, não somente o cumprimento da regra trabalhista, mas também os recursos adicionais e a experiência e reputação do fabricante, capazes de tornar o desembolso inicial em investimento de retorno em curto prazo.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais