Home Notícias Corporativas Número de mulheres líderes de propriedades rurais aumenta em 44,2%

Número de mulheres líderes de propriedades rurais aumenta em 44,2%

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o número de mulheres na liderança de propriedades rurais aumentou 44,2% em todo o país nos últimos 11 anos. 

No mesmo levantamento realizado pelo IBGE junto a Embrapa, a região com a maior presença feminina foi o Nordeste (57%), seguida pelo Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro Oeste (6%). As mulheres que antes ocupavam apenas lugar ao lado dos maridos, hoje lideram lavouras e criação de animais, atuando tanto na produção como na comercialização dos seus insumos. 

Para o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) empoderar a mulher rural não se trata apenas de igualdade de gênero, mas também de segurança alimentar e combate à pobreza, em especial nos países em desenvolvimento.

Isso se deve ao fato de que, segundo ele, mulheres reinvestem até 90% dos lucros em suas famílias. Apesar de menos de 20% das mulheres serem proprietárias de terras no mundo, elas destinam o lucro em comida, cuidados médicos, escolas e atividades geradoras de rendimentos, características que ajudam a quebrar o ciclo da pobreza entre gerações.

banner

Representatividade feminina na ABPA

Quando se fala de representatividade da mulher, é impossível deixar de destacar que a atual presidência da ABPA é ocupada por uma mulher produtora. Há cerca de 2 anos, Cecília Whately assumiu a função com o objetivo de, segundo a mesma, “realmente trazer uma visão mais feminina e agregadora para que houvesse maior engajamento dos associados, usufruindo de estratégias de governança empresarial, que valorizam a clareza e transparência na gestão.”

Cecília vive dentro do universo agrícola desde a infância, visto que seus avós e pais eram cafeicultores. A artista de formação ainda ressalta quando começou sua relação com o cultivo de abacates. “Iniciamos os plantios de abacate na fazenda no final dos anos 80 com a variedade Margarida e com o tempo fomos cultivando outras variedades como o Hass, Fortuna, Quintal e Breda.”

Neste mês de maio, terá a mudança de presidência conforme previsto pelas normas da ABPA. Lígia Falanghe Carvalho assume a presidência depois de ocupar por 2 anos a vice-presidência ao lado de Cecília. 

Lígia, hoje diretora de Marketing da Jaguacy, empresa produtora de abacates tipo Hass no Brasil, assume seu cargo com algumas missões. Segundo ela, trata-se de um desafio, pois desde o início de sua trajetória em 1996 na empresa dos seus pais (fundadores da Jaguacy), ela atuou apenas na produção de avocados e não teve vivência no cultivo e comercialização de outras variedades. 

Para superar esse entrave e assumir seu novo posto, Lígia afirma ter se aliado nesse período na ABPA, a pessoas que pudessem fornecer um cenário mais amplo acerca das demais variedades de abacate.

Para a produtora do interior de São Paulo, outro desafio ao qual ela deseja se dedicar na associação é a comunicação. Isso porque, uma das metas da ABPA é aumentar o consumo per capita do brasileiro, que ainda está bem abaixo de alguns países, como México e EUA. 

Segundo dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada à produção de abacate é de 10.868 hectares (dados de 2016) e o consumo per capita do brasileiro se resume apenas a 1kg por ano.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais