Home Notícias Corporativas Setor de máquinas e equipamentos reduz importações

Setor de máquinas e equipamentos reduz importações

por DINO
0 comentários

Relatório da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) aponta que, no mês de abril de 2023, houve uma redução nas importações de máquinas e equipamentos em relação ao mês anterior de 16,9%, porém, comparado ao período interanual, ocorreu um crescimento 12,1%, totalizando US$ 2,0 bilhões. Em outra pesquisa realizada pela (Abimaq) foi apresentado informações sobre o volume global de máquinas e equipamentos utilizados internamente no país, abrangendo tanto os produtos fabricados localmente quanto os importados, revelando um aumento de 6,5% em março, ajustado de acordo com a sazonalidade, em comparação com fevereiro.

Apesar desse aumento, o consumo de máquinas registrou uma queda de 1,4% em relação ao mesmo período de 2022. No acumulado do trimestre, observou-se uma diminuição de 8,0%. Durante o mês em questão, o aumento foi impulsionado pelas importações de 6,5%, cujos resultados em termos de valor foram impactados pela desvalorização de 4,9% do real em relação ao dólar.

No setor da construção civil, que está diretamente relacionado ao segmento de máquinas e equipamentos, foram apresentadas perspectivas positivas para 2023. Considerando informações divulgadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor recebeu projeção para um crescimento de 2,5% neste ano. Essa estimativa levou em consideração o contínuo desenvolvimento do mercado nos últimos dois anos e a análise do ciclo de negócios em andamento no mercado imobiliário, que apresenta uma demanda habitacional sólida, conforme indicado no comunicado.

Ainda sobre projeções para 2023, o 17º Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Máquinas para Construção, conduzido pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), afirmou que as vendas em 2023 terão um incremento aproximado de 4%, tanto no segmento de máquinas de linha amarela como em todo o setor de equipamentos voltados à construção.

banner

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de máquinas para construção Trans Obra, afirma que a redução, ocorrida em abril, nas importações de máquinas e equipamentos em relação ao mês anterior não pode causar pessimismo no setor, principalmente quando o assunto é a locação de máquinas e equipamentos de grande porte como também equipamentos menores como no serviço de aluguel de martelete, bombas d’ água, compactadores de solo e outros equipamentos e máquinas de menor porte para locação. José Antônio continuou dizendo que por mais que tenha havido uma queda em abril de 2023 em comparação com o período interanual, este relatório demonstra que os valores atuais já são melhores que os de janeiro e fevereiro. “Apesar da queda do número de importações de máquinas e equipamentos, toda indústria precisa trabalhar fortemente para reduzir as perdas no ano”.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais