Home Notícias Corporativas Uso da computação em nuvem está em constante crescimento

Uso da computação em nuvem está em constante crescimento

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

De acordo com dados coletados pela Gartner e publicados em 2021, espera-se que, até o ano de 2025, 85% das empresas estejam utilizando computação em nuvem (cloud computing). A computação em nuvem é um tipo de tecnologia que permite às organizações manterem serviços de tecnologia como armazenamento de dados e ferramentas de desenvolvimento sem a necessidade de servidores físicos, podendo acessar esses serviços de qualquer lugar.

Outro dado que o levantamento da Gartner trouxe se refere às empresas que já utilizavam o cloud computing no momento da pesquisa. Dessas, 70% estimavam que iriam aumentar seus gastos com esse tipo de tecnologia após a pandemia de Covid-19, devido à necessidade de usar a computação em nuvem com mais frequência.

Dados mais atuais da Statista indicam que, em 2023, era esperado que 591,79 bilhões de dólares fossem gastos com serviços de cloud computing públicos no mundo todo. Em 2021, foram gastos 412,63 bilhões de dólares e em 2022, a projeção de gastos era de 490,33 bilhões de dólares, indicando uma tendência constante de crescimento do investimento em computação em nuvem.

Luiz Madeira, CEO da GWCloud Company, empresa de tecnologia da informação (TI), explica que esse aumento do investimento em cloud computing tem acontecido em etapas, com cada vez mais empresas migrando para sistemas de computação em nuvem. “Os ‘early adopters’, que são aquelas empresas que são pioneiras no uso de qualquer nova tecnologia, foram as ‘cobaias’ nesse processo. Como as migrações e utilização deram certo e os valores começaram a reduzir, novas ondas de migração começaram a ganhar força”, conta o profissional.

banner

Ele alerta, porém, que se essa migração for feita sem o planejamento adequado, a empresa pode não se beneficiar desta redução de gastos. “Muitas empresas acabam adquirindo máquinas mais robustas que o necessário ou deixando de desligar máquinas fora do período de uso, por exemplo. Com as altas faturas, muitas empresas pararam o processo de migração e começaram a analisar o que ‘deu errado’, explica Madeira.

Segundo o relatório da Statista, o custo-benefício é uma das vantagens que atrai as empresas para essa tecnologia, que pode ser oferecida ao consumidor na forma de serviço pré-pago. Assim, se a migração for feita seguindo as corretas políticas de utilização e melhores práticas, as organizações podem se beneficiar de reais reduções nos custos com TI, além de outras vantagens, como “escalabilidade, flexibilidade, confiabilidade, desempenho e eficiência”, finaliza Madeira.

Para saber mais, basta acessar https://www.gwcloud.company

GWCloud – A transformação digital do seu negócio.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais