Home Notícias Corporativas Volta às aulas 2025: período fortalece mercado de gráficas

Volta às aulas 2025: período fortalece mercado de gráficas

por DINO
0 comentários

Passado o período de festas de fim de ano, o comércio se prepara para a volta às aulas, um evento significativo para o setor. As gráficas, que produzem itens essenciais para os estudantes, estão implementando campanhas antecipadas para impulsionar as vendas.

Entretanto, o aumento previsto nos preços dos materiais escolares em 2025 pode representar um desafio. 

A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), estima uma variação de 5% e 9% nos preços dos itens escolares. Um levantamento do Procon, realizado em dezembro, revelou uma variação de até 269% no valor de uma régua de 30 centímetros nas papelarias de São Paulo.

“Estamos entusiasmados com a primeira grande campanha de peso do ano e, mesmo com a previsão de alta, esperançosos com as vendas de materiais que fazem a diferença no dia a dia das jovens, crianças e adultos”, comenta Victor Nakamura, coordenador de marketing da gráfica online FuturaIM.

banner

Os produtos mais procurados nesta época incluem lápis, cadernos e canetas, conforme pesquisa do Procon do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o e-commerce brasileiro alcançou um faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024, evidenciando a importância das vendas online para facilitar o acesso das famílias aos produtos.

As famílias, por sua vez, se preparam para parcelar as despesas do ano letivo, como informa o levantamento do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, devido ao alto custo dos materiais.

Diante desse cenário, o comércio, composto pelas papelarias e gráficas, deve escolher alternativas para driblar esse sentimento e lucrar com as adversidades.

“A personalização é uma possibilidade atrativa que atende uma demanda do público, na busca por produtos modernos e inovadores que tenham a ver com a cara do consumidor”, pontua Nakamura.

Um dos exemplos de personalização mencionados por Nakamura é o da nostalgia, percebida em cadernos e agendas com desenhos clássicos que marcaram pais e filhos. O fator é levantado pelo Canva, uma das principais plataformas voltadas para o design, área intimamente ligada com o setor gráfico.

“A necessidade de ter um kit escolar completo faz com que possamos ajudar a criar uma experiência rica para as famílias nesse início ano”, finaliza Nakamura.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais