Imagine que você está em uma montanha-russa chamada “Empreendedorismo”. A subida é empolgante, cheia de sonhos e expectativas. De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, 60% dos brasileiros estavam nessa subida em 2022, sonhando em ter seu próprio negócio.
Mas, como em qualquer montanha-russa, a descida é inevitável. E, às vezes, é mais íngreme do que se imagina. Em 2023, 6,6 milhões de empresas brasileiras terminaram o ano com as contas no vermelho. Isso é como um carrinho de montanha-russa que não consegue subir a próxima colina e volta para trás.
Trouxemos dicas tanto de Ricardo Rocha, um experiente piloto de montanhas-russas e Head de Plataforma Seller da Magalu, tem algumas dicas para aqueles que estão prestes a embarcar nessa emocionante jornada. Ele já digitalizou mais de 300 mil empresas e atualmente possui sete negócios com business valuation próximo de R$ 1 bi. e de Rodrigo Campelo, coordenador de especialização em gestão de franquias da PUC Minas.
Aqui estão os sete erros de gestão que podem transformar sua emocionante viagem de montanha-russa em um passeio assustador:
- Má gestão de pessoas: Imagine que seus funcionários são os engenheiros que mantêm a montanha-russa funcionando. Se eles não estiverem bem treinados e felizes, a montanha-russa pode quebrar.
- Delegar e não acompanhar: É como deixar alguém dirigir a montanha-russa sem verificar se eles sabem como operá-la. O líder deve fornecer treinamento e supervisão adequados.
- Não ouvir o cliente: Seus passageiros (clientes) estão lhe dizendo que a montanha-russa é muito assustadora? Ou talvez não seja emocionante o suficiente? Ouvir o feedback deles pode ajudar a melhorar a experiência.
- Pular o planejamento: Construir uma montanha-russa sem um plano é uma receita para o desastre. O planejamento ajuda a orientar as atividades da empresa, reduzir riscos, otimizar recursos e tomar decisões embasadas.
Agora, imagine que você está na parte mais emocionante da montanha-russa – a queda livre! Mas não se preocupe, temos mais dicas para garantir que você aproveite a viagem:
- Não monitorar o desempenho: É como andar de olhos fechados na montanha-russa. Você não sabe para onde está indo e pode acabar em um lugar indesejado. Como Rocha destaca, “O monitoramento proporciona uma visão clara, se a empresa está alcançando os objetivos ou não”, afirma Rocha
- Não dar valor às parcerias: Imagine que sua montanha-russa é uma das muitas em um parque temático. Trabalhar com os outros passeios (parceiros) pode ajudar a atrair mais visitantes para o seu. Rocha ressalta que “Uma parceria próxima com os fornecedores pode trazer inovações, novidades e até mesmo condições para um bom desempenho financeiro e atendimento de qualidade para o cliente”afirma, Campelo
- Falta de adaptação: A montanha-russa do empreendedorismo está sempre mudando. Se você não se adaptar, pode acabar ficando para trás. Rocha acredita que “Os empreendedores devem ficar atentos às mudanças e oportunidades do mercado”, ressalta Rocha.
Então, antes de embarcar nessa emocionante jornada de montanha-russa chamada empreendedorismo, lembre-se dessas dicas. Elas podem ajudar a transformar sua viagem de assustadora para emocionante.
Se gostou deste conteúdo, compartilhe e indique para leitura. Criamos um portal para trazer muitas informações importantes e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Não se esqueça. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.