Você já pensou como a reforma da previdência pode afetar o mercado de franquias? A Reforma da Previdência agora é responsabilidade do Senado. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e as mudanças previstas, se aprovadas, vão atingir muitos brasileiros. Como forma de complementar a renda, muita gente tem apostado no mercado de franquias para conseguir ter um benefício maior após a aposentadoria.
Novas regras da Reforma da Previdência
As mudanças são muitas, mas algumas têm mais destaque por conta de suas possíveis consequências no bolso dos brasileiros.
A principal delas é a alteração na idade mínima para aposentar que passa a ser de 62 anos para mulheres e 65 para homens. O tempo mínimo de contribuição também vai mudar: passa de 15 anos para 20 anos.
Nessa proposta apresentada pelo novo governo, não será levado em conta o tempo mínimo de contribuição (20 anos), ou seja, mesmo se o trabalhador tiver trabalhado durante todo esse tempo, só será possível aposentar quem tiver a idade mínima necessária.
Outro ponto de destaque é o fato de que essas idades mínimas podem aumentar a partir de 2024 se a expectativa da população subir – o que provavelmente tende a acontecer, já que com melhores condições de vida, os brasileiros estão vivendo mais.
O que o mercado de franquias tem a ver com isso?
As franquias cresceram 5,9% durante o segundo trimestre deste ano, gerando uma receita de R$43,122 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ao todo, o setor gera empregos para 1.348.235 pessoas.
Nos mais diversos segmentos, o franchising, além de ser a fonte de renda principal para muita gente, é também o complemento financeiro para diversas pessoas.
Por apresentar modalidades flexíveis, como o home office e a possibilidade de trabalhar apenas aos finais de semana, por exemplo, as franquias acabam sendo uma ótima opção para quem quer conseguir um dinheiro extra no final do mês.
E com as propostas apresentadas pela nova Reforma, o franchising tem sido a grande solução para garantir maiores benefícios na aposentadoria. Justamente por isso, é possível notar uma presença cada vez maior de idosos investindo no próprio negócio.
Quero empreender
Se você está pensando em empreender, seja por necessidade ou oportunidade, é preciso se organizar. O ideal é fazer uma reserva para conseguir investir no negócio, e o mais interessante do mercado de franquias é que muitas são bem acessíveis e não precisam de tanto capital para abrir uma unidade.
É possível trabalhar normalmente como funcionário e, ao mesmo tempo, tocar seu próprio negócio nas horas vagas. Essa alternativa cai como uma luva nesse momento de incertezas sobre o futuro da previdência, ainda mais sabendo que, com a nova proposta, será necessário trabalhar durante 40 anos para receber 100% do benefício.
Caso a Reforma da Previdência seja aprovada, é esperada uma procura ainda maior pelas franquias por conta de todas as vantagens que o setor oferece. A oportunidade de trabalhar com um negócio consolidado no mercado já se mostrou ser uma fonte rentável de lucro e crescimento, o que tranquiliza boa parte dos investidores.
Por isso, nada melhor do que evitar surpresas e começar agora mesmo a mudar seu futuro.