O mercado varejista internacional foi surpreendido na última semana com uma novidade que ninguém poderia imaginar há alguns anos atrás. As gigantes do comercio on-line Amazon e Alibaba abrem lojas físicas. As informações foram divulgadas na última sexta-feira (2) pelo portal No Varejo.
De acordo com a publicação, a Amazon, empresa com sede em Seattle, começou seus primeiros passos no novo modelo de negócio em meados de 2017, quando adquiriu a Whole Foods, empresa americana de alimentos. Além disso, ela abriu 13 livrarias espalhadas pelos Estados Unidos e já neste ano, inaugurou a Amazon Go, loja que opera sem a utilização de caixas.
Já a chinesa Alibaba pretende aliar o comércio on-line com o off-line e começou sua inserção no varejo físico com dezenas de mercearias e pop-up stories. Além disso, a gigante asiática está firmando parceria com cerca de 600 mil lojas chinesas.
E o investimento da Alibaba no comércio físico não para por aí. Segundo o portal da CBInsights, os próximos passos da empresa é inaugurar um shopping de cinco andares que já está em construção.
A expectativa das gigantes do e-commerce é crescer no mercado off-line, vendendo itens que são mais difíceis de comercializar pela internet como móveis e carros, sem ficar esperando os consumidores migrarem de vez para as lojas on-line, motivo que levam a Amazon e Alibaba anunciar a abertura de lojas físicas.
As declarações das gigantes do mundo virtual demonstram que o varejo não migrará 100% para o digital e que é importante ter esse contato com o cliente final. Ainda é cedo, para entendermos o que acontecerá no futuro, até porque, nós brasileiros temos um problema muito sério em lidar com plataformas digitais.
========================================================
Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.