A maior produtora mundial de fosfatados e potássio combinados, Mosaic Fertilizantes, anunciou na terça-feira (9), que a aquisição da Vale Fertilizantes pelo grupo foi concluída. A compra incluiu diversos complexos de mineração e produção na Vale no Brasil.
A operação é uma das estratégias de expansão da marca na América do Sul que, com a aquisição da Vale, passa a ter 50% de seus funcionários trabalhando no Brasil.
A transação abrange também uma participação de 40% da Vale Fertilizantes, somadas aos 35% que a Mosaic já possuía, na mina de fosfato Miski Mayo, no Peru, bem como o projeto de potássio em Kronau, em Saskatchewan, no Canadá.
Com a venda, a Vale receberá cerca de 1,150 bilhão de dólares e mais 34,2 milhões de ações da Mosaic. A transação é vista pela Vale como uma forma para diminuir as dívidas da empresa, além de simplificar seu portfólio de ativos.
Com a produção de cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizante para 40 países, a Mosaic atua no Brasil produzindo, importando, comercializando e distribuindo fertilizantes para uso em diversas culturas agrícolas.
Além disso, a empresa desenvolve produtos para nutrição animal e para indústrias. Ela também controla o terminal portuário da Fospar, em Paranaguá, no litoral do Paraná.