Home Dino Arrendamento de terra para grãos cresce 72% em 12 meses

Arrendamento de terra para grãos cresce 72% em 12 meses

por
0 comentários
banner

15/12/2021 – O arrendamento surge como uma boa possibilidade para expandir as áreas de produção sem demandar altos custos iniciais com a compra de fazendas

Com a alta das cotações dos produtos em reais e o aumento do número de sacas de soja por hectare, o arrendamento de terras teve forte valorização nos últimos meses. Conforme o mais recente estudo da consultoria IHS Markit sobre o assunto, o aluguel da terra para grãos nas principais regiões do Brasil aumentou, em média, 72% em 12 meses, até dezembro de 2020.

A alta nos arrendamentos acompanha os índices do preço de terras, que conquistaram a maior cotação em 20 anos, ainda segundo o balanço da IHS Markit. A adição, de quase 18% nos preços médios em 12 meses até abril, foi mais expressiva na cultura de grãos, com um acréscimo de cerca de 30% em 12 meses até abril na média brasileira.

Givago Alvarenga, engenheiro especialista em infraestrutura e agricultura orgânica, fundador e CEO da Goyás Fazendas, startup e imobiliária especializada em fazendas, observa que a tendência de alta no arrendamento de terras no país tem uma relação direta com o crescente número de produtores e investidores que esperam prosperar com o menor investimento possível.

banner

“Comprar terras, neste momento, demanda um capital bem maior em comparação ao arrendamento. Além disso, cada vez mais, a modalidade tem sido a opção escolhida também por aqueles que possuem capital, mas desenvolveram uma estratégia de crescimento que não prioriza a aquisição do ativo terra”, complementa.

Prática legalizada pelo Estatuto da Terra – regulamentado pela Lei 4.504/64, que traz os direitos e deveres das partes envolvidas -, o arrendamento para o agronegócio pode ser integral ou parcial. “Via de regra, o contrato deve estabelecer prazos que podem variar de acordo com o tipo de atividade produtiva e do estado físico da terra. A título de exemplo, na cultura de grãos, o prazo mínimo de arrendamento é de três anos”, explica o empresário.

Bom investimento para arrendadores e arrendatários

Alvarenga acredita que, dado o cenário econômico de crise financeira, o arrendamento de terras agrícolas ou destinadas à pecuária pode se configurar em um bom investimento para arrendadores e arrendatários. “Especialmente para quem está começando ou ampliando sua área de atuação, o arrendamento surge como uma boa possibilidade para expandir as áreas de produção sem demandar altos custos iniciais com a compra de fazendas”.

A respeito das regiões do país em que a tendência se apresenta mais forte, Alvarenga explica que o Sul tem as regiões valorizadas, já que o custo de arrendamento é superior, possibilitando um rendimento maior para quem arrenda.

“Além disso, também ganham destaque regiões de expansão da soja, como Tocantins e Pará, onde a maioria se encontra em pasto para transformar em lavoura. Nestes locais, os arrendatários podem conseguir anos de carência e uma negociação melhor para produzir. Por isso, além de bom para o arrendatário, o negócio é positivo para quem arrenda, pois valoriza a fazenda”, complementa.

Para o fundador e CEO da Goyás Fazendas, os arrendamentos mais procurados e com mais oferta são para produção de soja e milho, commodities muito requisitadas e com alta valorização no mundo todo.

O estado do Paraná deve produzir 25,37 milhões de toneladas de grãos na safra de verão 2021/2022, em uma área de 6,2 milhões de hectares, conforme estimativa do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. “Neste cenário, ganha destaque o crescimento da soja, que representa 82% de toda a produção de grãos da safra verão paranaense, com a previsão de uma produção de 20,8 milhões de toneladas, 6% superior ao total colhido na safra 2020/2021”, reporta.

Na análise de Alvarenga, estes são os tipos de plantação cujo arrendamento de terras se mostra mais viável e lucrativo, o que não tira o valor de outras culturas. “Para diversos casos, o arrendamento se configura um investimento seguro, rentável e promissor para arrendadores, arrendatários e para o agronegócio brasileiro como um todo”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://goyasfazendas.com.br/

Website: https://goyasfazendas.com.br/

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais