Home Dino Com 81% das matrículas escolares na rede pública, uma iniciativa faz a diferença

Com 81% das matrículas escolares na rede pública, uma iniciativa faz a diferença

por
0 comentário

Rio de Janeiro, RJ 21/9/2021 – O Brasil vive um dos períodos mais sombrios para a educação no país, uma área que por si só já tinha desafios extremos antes mesmo da pandemia de Covid-19.

O Brasil vive um dos períodos mais sombrios para a educação no país, uma área que por si só já tinha desafios extremos antes mesmo da pandemia de Covid-19.

O cenário atual, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020 representa a maior crise para educação, agravando ainda mais as desigualdades de oportunidades de aprendizagem de alunos de diferentes cantos do país. Foram dezenas de milhões de crianças e adolescentes de escolas públicas impactadas com escolas fechadas e aulas interrompidas desde março do ano de 2020.

Quanto às consequências desse cenário para o aprendizado no Brasil, segundo um estudo encomendado pela Fundação Lemann e liderado por André Portela (Fundação Getulio Vargas – FGV EESP), a perda no aprendizado dos componentes curriculares de Português e Matemática teriam uma queda equivalente ao retorno à proficiência brasileira de dois anos atrás, algo próximo a 10 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

banner

Entretanto, mesmo diante de tantas dificuldades é possível amenizar o baque na formação de muitos dos alunos impactados com a perda de conteúdos curriculares. Na opinião de Claudia Costin, ex-diretora de Educação do Banco Mundial e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard, um dos caminhos para a recuperação da aprendizagem está no reforço do ensino remoto.

Nesse sentido, uma solução para atenuar esse impacto – solução chamada de Reforço Escolar Social – pode fazer a diferença para muitas crianças e adolescentes alcançadas pela iniciativa de um empreendedor social graças a uma parceria costurada por ele com escolas do município, ONGs voltada para educação e profissionais de pedagogia.

Com data de lançamento prevista para o início do mês de outubro, Leonardo Saboia (Pedagogo com especialização em Responsabilidade Social) tem batido de porta em porta para angariar fundos para sua iniciativa, cujo objetivo é oferecer aulas gratuitas de reforço escolar de forma remota e no contra turno escolar de escolas do município do Rio de Janeiro.

Quanto ao Investimento Social Privado (repasse de recursos privados – pessoa física e jurídica – para projetos que podem ser voltados para cultura, meio ambiente, educação entre outros), como prefere chamar seus parceiros doadores no projeto, defende com unhas e dentes que “aporte de recursos em projetos sociais por meio da educação é investimento e não despesa!”

Website: http://www.educacaonaoformal.com.br

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais