A política pública pode ter um grande impacto no pequeno empresário. Para entender as regulamentações governamentais, a legislação tributária, os incentivos fiscais e as leis de direitos trabalhistas, entre outros fatores podem ajudar ou atrapalhar a vida do pequeno, do médio e do grande empresário.
Mudanças na legislação tributária, por exemplo, podem influenciar diretamente os custos de operação do pequeno empresário e, consequentemente, seu lucro. O mesmo acontece com mudanças na legislação trabalhista, que podem afetar o custo de contratação de funcionários.
Além disso, os incentivos fiscais e as linhas de crédito podem ajudar a financiar projetos e melhorar o fluxo de caixa da empresa. Por outro lado, a política pública pode também limitar o crescimento de uma empresa. Por exemplo, regulamentações ambientais mais rigorosas podem impor custos significativos para aplicação, o que pode tornar difícil para o pequeno empresário cumprir os requisitos.
Em resumo, a política pública pode afetar significativamente o sucesso do pequeno empresário, seja positivamente, através de incentivos e financiamentos, ou negativamente, por meio de regulamentações e impostos mais rígidos.