Home Negócios/Gestão Como funciona um repasse de franquia?

Como funciona um repasse de franquia?

por Luiz Marcondes
6 comentários
repasse de franquia

Abrir uma nova franquia inclui diversos processos como busca de informações sobre o assunto, busca de um ponto comercial, treinamentos e outros. Já o repasse de franquias ocorre quando um franqueado que possui uma franquia instalada deseja repassar o seu negócio para outra pessoa.

Por um lado, o novo franqueado deverá passar pelos mesmos processos que uma nova unidade. Isso inclui treinamentos e pagamentos de taxas.

Por outro lado, existe um aspecto prático que já está resolvido, que é a busca por um ponto comercial adequado.

repasse de franquia

banner

Por que ocorrem repasses?

Os motivos para um repasse são muitos e podem ir desde problemas pessoais até questões financeiras. Mas antes de achar que “a franquia está falindo”, vale destacar que não deve constar pendência financeira alguma para que o processo seja levado adiante.

De fato, para que o processo de repasse seja feito legalmente, a franqueadora tem que ser informada a respeito de toda a tramitação.

Nada impede, porém, que você converse com o dono anterior para tentar detectar se o ponto é bom ou ruim. Colha essas informações com diplomacia e tente descobrir o máximo que puder sobre o local onde a unidade se localiza. Isso o poupará de muita do de cabeça mais adiante.

Passo a passo de um repasse de franquia

Primeiro, o franqueado deve analisar o contrato e checar se há possibilidade de fazer um repasse.

Em seguida, o franqueado original deve notificar a franqueadora a respeito de sua intenção de venda.

A franqueadora irá analisar cuidadosamente se o novo candidato a franqueado é capaz de cumprir com as responsabilidades e de suprir todas as necessidades da franquia. Há inclusive casos em que a própria franqueadora acaba se responsabilizando por aquela unidade.

Mas, supondo que o candidato a franqueado seja aprovado para o repasse, ele será encarado da mesma maneira que alguém que está começando em uma unidade própria. Sendo assim, ele terá que passar pelas mesmas etapas que o antigo franqueado. Tal processo deve seguir as especificações da Lei de Franquia.

Dessa maneira, o candidato deve receber uma COF (Circular de oferta de franquia) e deve ser submetido a um período de avaliação, após o qual poderá assinar o contrato.

Vantagens de um repasse de franquia

Ao ocupar um ponto já existente e estabelecido naquela localidade, o novo franqueado pega uma loja pronta e nos exatos moldes exigidos pela franqueadora. Sendo assim, não serão necessárias obras nem reformas para dar início ao funcionamento sob nova direção. Por isso, uma franquia de repasse pode reduzir muito seus custos iniciais.

O público já existente também é uma vantagem quando falamos de repasse de franquia. Os consumidores já estarão acostumados com a presença da marca naquele ponto e você só precisa continuar a atender bem a clientela conquistada pelo antigo proprietário. É claro que, dito assim, parece fácil, mas não é. Lembre-se do que foi mencionado anteriormente: converse bastante com o atual franqueado antes de se decidir pela franquia. Essa conversa pode ser muito reveladora e indicar o caminho mais eficaz a ser trilhado por você ao assumir essa franquia.

Boa sorte!

Leia também:

Quais os cuidados que devem ser tomados para comprar uma franquia?

Acesse:

Associação Brasileira de Franchising 

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais