Home Dino COP 26 sediou a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso do Solo

COP 26 sediou a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso do Solo

por
0 comentários

São Paulo -SP 5/11/2021 – O Brasil lidera, na América Latina, o percentual de empresas que veem possíveis riscos financeiros para os seus negócios devido às mudanças climáticas.

O acordo global de florestas é um marco no âmbito das negociações climáticas internacionais, que cada vez mais levam em consideração as emissões oriundas do desmatamento, estimadas em 25% do total global atualmente. “Ao mesmo tempo, como o recente relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas destacou, não há possibilidade de cumprir a meta de 1,5°C do Acordo de Paris sem a preservação das florestas”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).

No maior estudo de sustentabilidade realizado até o momento pelo Pacto Global das Nações Unidas e a Accenture (ACN na bolsa de valores de Nova York), apenas 18% dos executivos entrevistados disseram ter obtido esclarecimentos necessários, por parte do governo e de legisladores, para o cumprimento de suas metas de sustentabilidade e de mudanças climáticas.

Divulgado no dia 1 de novembro, diante da COP26, que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, o estudo revelou que líderes empresariais alertam sobre o início precoce de interferências induzidas pelo clima e esperam ações governamentais, particularmente nas áreas de precificação de carbono, investimento em infraestrutura e de compromissos financeiros para uma transição rápida de alcance de uma meta zero líquido equitativa no Sul Global, enquanto a janela para cumprir a objetivo de não ultrapassar o limite de 1,5°C até 2030 se aproxima a cada dia.

banner

O Brasil lidera, na América Latina, o percentual de empresas que veem possíveis riscos financeiros para os seus negócios devido às mudanças climáticas. Os índices, na região, com base na análise de 800 empresas de 8 países latino-americanos (100 por país), são os seguintes: Brasil (46%), Peru (41%), Argentina (37%), Costa Rica (31%), Colômbia (30%), México (29%), Panamá (23%) e Equador (2%). Essas são algumas das conclusões da pesquisa “Avanços e desafios da gestão corporativa em aspectos de ESG na América Latina”, conduzida pela KPMG.

Em 2 de novembro, governos e empresas de todo o mundo assinaram a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso do Solo na COP 26. Ela estabelece o compromisso de destinar mais de US$ 12 bilhões de fundos públicos e US$ 7,2 bilhões do setor privado para deter e reverter a perda florestal e a degradação de terra em todo o mundo até 2030.

“Para a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial composto por mais de 300 empresas, organizações da sociedade civil, setor financeiro e academia, este acordo é certamente um dos principais legados positivos desta Conferência do Clima da ONU”, relata Vininha F. Carvalho.

A transição energética também é tema fundamental nas discussões do clima. A matriz brasileira tem uma participação de 48% de renováveis, segundo a Empresa de Pesquisa Energética. Em 2020, as hidroelétricas foram responsáveis por 65,2% do total de geração de eletricidade.
Com a estiagem, os níveis dos reservatórios estão muito baixos. Como solução de longo prazo, está sendo discutida a expansão baseada em térmicas a combustíveis fósseis. Estudo do Instituto Clima e Sociedade (ICS) considera que esse não é o caminho para preparar o setor elétrico brasileiro para futuras crises hídricas. De acordo com o ICS, deve ser considerada a expansão de fontes renováveis, como eólicas, cujo potencial no Brasil é muito grande.

“A COP 26 representa um momento decisivo, para que através do debate nos diversos fóruns possam ser traçadas metas capazes de garantir um futuro sustentável para o planeta Terra. A crise climática representa para todos nós uma situação extremamente complicada, especialmente, para as crianças que poderão sofrer mais severamente os seus efeitos desastrosos”, finaliza Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais