Home Dino Covid-19 aumenta casos de “síndrome do coração partido”

Covid-19 aumenta casos de “síndrome do coração partido”

por
0 comentários
banner

São Paulo, SP 13/5/2021 –

A ansiedade trazida ou ampliada pela pandemia de COVID-19 e as preocupações a respeito de questões como desemprego, tensão política e do isolamento social para reduzir o risco de contágio, têm levado ao aumento do número de casos da cardiopatia chamada de síndrome de Takotsubo – ou, como é mais conhecida, “síndrome do coração partido”.

Desencadeada por eventos estressantes, causa dor no peito e falta de ar ou cansaço, apresentando-se como se fosse um ataque cardíaco. Embora não ocorra obstrução da corrente sanguínea no interior de uma artéria, as consequências para o músculo cardíaco são as mesmas de um infarto. O nome Takotsubo é adotado em referência ao aspecto que o coração dos pacientes adquire, lembrando um jarro utilizado no Japão para capturar polvos. A doença foi descrita pela primeira vez em 1990, justamente no Japão.

Estudo publicado em fevereiro pelo Journal of Cardiac Surgery mostra que antes da pandemia, entre 1,5% e 2% dos casos de síndrome coronariana aguda eram atribuídas a cardiomiopatias associadas ao estresse. Durante a pandemia essa proporção subiu para 8%.

banner

O trabalho comparou dados coletados em dois hospitais de Cleveland (EUA), entre 1º de março e 30 de abril do ano passado, e analisou a incidência de cardiomiopatia por estresse em 1.914 pacientes com síndrome coronariana aguda. “Este aumento na cardiomiopatia de estresse é provavelmente resultante de aumento do estresse emocional e psicológico relacionado ao isolamento social, que pode ser exacerbado pelas consequências econômicas do fechamento” (do comércio), afirmam os autores da publicação.

O cardiologista intervencionista dos hospitais Sírio-Libanês e 9 de julho, e professor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antônio Perin relembra que a Sociedade Brasileira de Cardiologia realiza um estudo para conhecer o perfil da doença e tornar mais preciso seu diagnóstico. “Com essas informações, poderemos proporcionar tratamentos mais eficazes para quem sofre dessa condição” relata o cardiologista. “A COVID-19 não só impactou a frequência com que os pacientes procuram os hospitais para exames regulares, mas também teve efeitos econômicos, o que gera temor pelo risco de desemprego. Tudo isso tem um custo em termos de saúde do coração.”

O diagnóstico da doença Takotsubo considera dados obtidos a partir da entrevista clínica, exame físico, exames laboratoriais e de imagem, e do conhecimento da anatomia das artérias coronárias através da realização do cateterismo cardíaco. 

Marco Perin destaca que não há atualmente um modo completamente eficaz de prevenir a síndrome do coração partido, “mas é possível reduzir os agentes estressores, aumentar a prática de exercícios físicos para alívio da ansiedade, mesmo em casa, e procurar atendimento cardiológico com urgência em casos de dor no peito ou falta de ar.”

Website: http://www.pcicardio.com.br

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais