Muitas vezes a história se repete e a gente nem percebe. O desemprego aumenta a busca por franquias, por vários motivos: maturidade do setor, segurança na operação, capacidade de implantação em diversas cidades, logística de entrega, gestão corporativa bem definida, padronização de processos e produtos. E para reforçar essa afirmação é preciso observar o que já aconteceu no passado.
A partir do século XX, após a 2ª Guerra Mundial, o sistema de franquias iniciou o seu grande “boom” nos Estados Unidos. Muitos negócios foram abertos por soldados americanos que voltaram para suas casas sem experiência e sem emprego, porém com muita vontade de trabalhar e com necessidade de ganhar dinheiro.
Vários sinais demonstram que essa história pode se repetir assim que esse momento econômico desafiador acabar. Para isso é importante que você esteja atento as novidades do setor e se preparar para trabalhar muito. Não existe mágica. A estimativa é que no final do período de pandemia, o mercado aumentará a busca por franquias.
Diversas análise tem sido feitos sobre quais os como o mercado vai se comportar e quais os segmentos que terão retomada rápida e quais sofrerão pela criação do novo normal gerado pelo isolamento social. Uma coisa é certa, franquias baratas de baixo investimentos, microfranquias e operações de homebased serão as mais procuradas.
Uma coisa é certa, os valores dos negócios e os modelos estão sendo repensados pelos franqueadores para atender essa nova demanda. Acreditamos que os modelos de Microfranquias, e HomeBased ganharão mais destaques nessa nova etapa que vem sendo construída.
Não é a primeira vez que isso acontece no Brasil
Em 2017 o Brasil perdeu 178 mil empregos com carteira assinada. O país fechou aquele ano com 12,6 milhões de pessoas desocupadas, mas ainda assim, dispostas a buscar novas oportunidades. Três anos depois, o desemprego no país se mantêm estável com 12,2%, atinge 12,9 milhões de pessoas e tem tendências de crescimento, conforme os dados do IBGE.
Por mais que este cenário seja assustador, o desemprego cria novos empreendedores que enxergaram no setor de franquias a oportunidade de reerguer sua vida financeira. Pessoas que participaram dos programas de demissões voluntárias, ou foram demitidas nessa etapa, encontram nas franquias uma ótima oportunidade para empreender e ter seu próprio negócio.
Outra coisa importante para ressaltar é que o isolamento social trouxe mais conteúdo e informação para as pessoas que desejam ou precisam empreender para sobreviver. Quem busca o setor de franchising possui alma empreendedora e estão bem informadas sobre o negócio. Essa é a principal característica de quem pretende entrar no setor.
========================================================
Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.