Home Dino Economia: por que consumir produtos produzidos nacionalmente?

Economia: por que consumir produtos produzidos nacionalmente?

por
0 comentários

Rio de Janeiro 29/7/2021 –

Os problemas causados pela pandemia do novo Coronavírus acometeram diferentes esferas: entre elas, a econômica. De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira registrou avanço de 3,2% no quarto trimestre de 2020, depois de um ano difícil. Ainda assim, o PIB (Produto Interno Bruto) do último ano foi negativo e apresentou queda de 4,1%.

De modo geral, todo o mercado de varejo e vendas foi atingido e dezembro do último ano registrou a maior queda em toda a série histórica do IBGE. Com retração de 6,1% no mês em questão, o ano de 2020 encerrou com alta de apenas 1,2%. 

O ano de 2021 iniciou com melhores projeções e o PIB obteve crescimento de 1,2% no primeiro trimestre, de acordo com a SPE, Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia. O número foi visto como sinal de “forte retomada da economia” por especialistas.

banner

Movimentando a economia local

Yuri Barroso, sócio-fundador da Imagina Brasil, plataforma digital que atua no comércio nacional, diz que consumir produtos fabricados no Brasil pode apoiar o momento de recuperação econômica do país. “Por gerar fonte de renda direta e indiretamente, consumir produtos nacionais é vantajoso. Além disso, temos economia com transporte e também movimentação da força de trabalho para atender às demandas”, diz. 

O empreendedor também chama a atenção para a segurança: “os produtos nacionais excluem o risco de variação cambial, assim como oferecem respaldo para garantia de trocas e reembolso. Outro ponto interessante relacionado à legislação brasileira é a disponibilidade e resguardo oferecido pelo Código de Defesa do Consumidor e órgãos como o Procon”, explica Yuri, que complementa ao considerar o momento presente e seus desafios diante da pandemia e afirmar que, diante dela, a importância de consumir produtos nacionais se acentuou. “Seja por logística ou para fomentar a economia, optar por produções locais deve ser sempre considerado”, finaliza o sócio da Imagina Brasil.

Para saber mais sobre produtos nacionais, basta acessar: imaginabrasil.com.br ou https://www.instagram.com/imaginabrasiloficial/

Website: http://imaginabrasil.com.br

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais