O aumento mundial na demanda por tratamentos odontológicos e de estética, entre eles os implantes dentários, está impulsionando projetos de expansão de indústrias brasileiras do setor. Em 2023, a Neodent, empresa líder no país sediada no Paraná, registrou um aumento significativo em sua capacidade produtiva. Em comparação com 2018, o número de máquinas para a produção de implantes cresceu aproximadamente 165% em suas fábricas em Curitiba (PR), o que garantiu um aumento de mais de 200% na produção anual de implantes.
Para acompanhar esse crescimento, o time de colaboradores também precisou ser ampliado. Atualmente, a empresa conta com quase 3 mil colaboradores, representando um crescimento de aproximadamente 100% na força de trabalho em menos de cinco anos. “A nossa empresa cresce em ritmo acelerado, mas com sustentabilidade, atendendo às demandas nacionais e internacionais por implantes”, afirma o CEO da Neodent, Matthias Schupp. “Temos sempre o foco no cliente e pensamos em como impulsionar o trabalho de cada um deles, bem como criar soluções para desenvolver ainda mais a odontologia. A inovação e o pioneirismo estão em nosso DNA. São questões indissociáveis quando falamos em Neodent e que buscamos difundir sempre para os novos colaboradores da nossa companhia”, reforça o CEO.
Crescimento Sustentável
A empresa também investe em cursos de capacitação para as comunidades vizinhas às fábricas, visando suprir a necessidade de mão de obra especializada. Esses cursos preparam os moradores não apenas para oportunidades de trabalho na produção da empresa, mas também em outras companhias da região da Cidade Industrial de Curitiba.
Essas ações fazem parte do compromisso da indústria em impactar positivamente a vida das pessoas, além de contribuir para as comunidades em que está inserida por meio de projetos sociais, que inclui a promoção de cuidados com a saúde bucal. “Nossa dedicação em devolver algo para a sociedade e, assim, melhorar a vida das pessoas por meio da saúde bucal se reflete também no nosso compromisso com as comunidades. Estamos atentos para contribuir com as comunidades onde estamos inseridos com projetos sociais, entre outros de desenvolvimento e de promoção aos cuidados com a saúde bucal”, conta Matthias Schupp.
Processos produtivos responsáveis
A empresa busca constantemente melhorar seus processos produtivos, atualizando fluxos e padronizando as operações, com o objetivo de aprimorar a cadeia de suprimentos. Por ser uma empresa global, a Neodent busca ser referência em abordagem ética e governança, gerenciando riscos cuidadosamente e garantindo conformidade com as normas e os regulamentos. Além disso, desde 2022, a empresa adota a prática do Aterro Zero, buscando o reaproveitamento, a reciclagem ou a destinação correta dos resíduos, evitando a utilização de aterros sanitários.
“Essas ações reforçam nosso compromisso de cadeia positiva, em que buscamos minimizar os nossos impactos ambientais, reforçando o nosso compromisso com o planeta e com a continuidade sustentável do nosso negócio”, finaliza Matthias.
Sobre a Neodent
Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.