Home Dino Empresas aceleram digitalização para impulsionar eficiência e sustentabilidade

Empresas aceleram digitalização para impulsionar eficiência e sustentabilidade

por
0 comentário

São Paulo, SP 21/9/2021 –

Nos últimos 18 meses, mesmo com a pandemia, diversos avanços aconteceram pelo mundo. Várias vacinas foram desenvolvidas, testadas, aprovadas e produzidas em massa no decorrer de um ano, diferentemente de antes, quando isso poderia demorar cerca de uma década. Com isso, o olhar sobre a tecnologia também teve mudanças e a questão passou a se tornar prioridade para a retomada dos negócios. No período, 58% das companhias tiveram o aumento da eficiência operacional como o principal objetivo nos investimentos de tecnologia do último ano, de acordo com a pesquisa IT Snapshot 2021, realizada pela Logicalis. O mesmo levantamento aponta que duas novas prioridades tecnológicas surgiram no ano passado, adequação à LGPD e a retomada dos negócios no pós-pandemia.

“Indústria após indústria se adaptaram a métodos 100% remotos de trabalho em meses, em vez dos cinco a sete anos que normalmente levariam. As empresas reconfiguraram e adaptaram completamente as cadeias de abastecimento para garantir que produtos, de EPI a papel higiênico e alimentos frescos, pudessem ser adquiridos, produzidos e despachados nas quantidades necessárias, apesar do fechamento de fábricas e de fronteiras”, explica Carlos Urbano, diretor de Industrial Automation da Schneider Electric Brasil.

Para Urbano, além da retomada dos negócios e da aceleração da transformação digital e científica, outro grande ganho em aportes na parte de tecnologia é a sustentabilidade. Segundo a pesquisa mais recente do UN Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), as emissões globais de gases de efeito estufa precisam ser reduzidas em 30% ou 50% até 2030 para que a sociedade possa ter uma chance de lutar contra o aumento da temperatura global em 1,5 grau. “Para esse feito, a tecnologia tem um papel extremamente importante”, afirma Urbano.

banner

Por que o digital é a chave para combater as mudanças climáticas?

Para evitar uma catástrofe ambiental, é preciso reduzir as emissões de poluentes o máximo possível (em última análise, 100%) o mais rápido possível (nos próximos 30 anos). O digital é um acelerador comprovado de mudança em todas as facetas da sociedade. “As tecnologias já existem e podem ser adotadas imediatamente. Isso permite não apenas reduzir as emissões, mas também oferecer um retorno sobre o investimento que significa mais do que se paga ao longo do tempo”, diz Urbano. Entre os impactos da digitalização nas mudanças climáticas, estão:

1) Visibilidade: as ferramentas digitais ajudam a ver e medir o que não é possível capturar a olho nu

A mudança climática é o problema energético: 80% de todas as emissões de carbono estão ligadas à energia. Reduzir (ou erradicar) a perda e o desperdício de energia são medidas que podem ser tomadas hoje com tecnologias que permitem monitorar o desempenho e a eficiência energética de casas, escritórios e indústrias. 

2) Eficiência: o que pode ser medido pode ser melhorado e otimizado

No geral, dois terços do potencial de eficiência são inexplorados no que diz respeito à economia de energia: 82% em edifícios, 58% na indústria e 79% em infraestrutura.

Mesmo os processos de uso intensivo de energia, como a produção de petróleo e gás, podem alcançar reduções significativas nas emissões com melhor planejamento e implantação de soluções digitais.

Um estudo recente realizado pela Schneider em conjunto com a McDermott e a io Consulting descobriu que uma redução de 76% nas emissões operacionais de instalações de petróleo e gás poderia ser alcançada com um aumento mínimo de gastos de 2%. Isso poderia ser fornecido por meio de uma combinação de energia de rede renovável digital, quadro de distribuição sem SF6 e certas modificações que permitiriam às instalações se livrar das chamadas emissões fugitivas, promovendo operações remotas e a segurança da equipe.

3) Interoperabilidade: soluções projetadas para diminuir erros e dar visibilidade completa de um projeto

Soluções interoperáveis ​​ajudarão a reduzir erros e a criar um sistema de visibilidade completa desde o projeto até o nível de operações, especialmente no ponto em que a colaboração dentro ou fora do local é dada em uma série de segmentos críticos, incluindo estoque de edifícios, rede, transporte e projetos de infraestrutura-chave. Conectar todos os elementos dentro dos edifícios, que respondem por 40% das emissões de carbono, ajudaria a resolver um dos grandes desafios do tempo atual – a eficiência da construção.

4) Capacitação: implantação e gerenciamento da transição para energias renováveis

À medida que as energias renováveis ​​substituem os combustíveis fósseis sua produção começa a mudar de mãos. Além dos grandes produtores de energia, existem empresas e indivíduos que a geram por si mesmos e a vendem para a rede. Os padrões de uso estão se adaptando com a migração para veículos elétricos, bombas de calor elétricas e serviços de streaming. Com isso, as pessoas estão consumindo mais eletricidade do que nunca.

As tecnologias digitais são essenciais para criar a rede inteligente de próxima geração e para apoiar a integração e a gestão de painéis solares, o carregamento de EV e o aquecimento em casa e nos locais de trabalho.

5) Inovação: o aumento do investimento sustentável gera impacto em escala

Com o rápido avanço das tecnologias digitais, é possível acelerar o progresso para cumprir os compromissos globais com as mudanças climáticas usando as ferramentas à disposição hoje. “E não há tempo a perder. Governos, empresas e sociedades têm demonstrado grande agilidade para priorizar a saúde pública”, afirma Urbano.

De acordo com o executivo, agora, é necessário aplicar a mesma urgência quando é a saúde do planeta. O digital fornece uma mudança radical na forma como são abordados, entregues e dimensionados os esforços de sustentabilidade. “Um futuro líquido zero de carbono é certamente verde, mas também deve ser digital e elétrico”, conclui.

Website: https://www.se.com/br/pt/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais