A comunicação interna é um tema muito comentado no mercado atual.
Por isso, falar com o franqueado é muito importante, pois evita várias linguagens dentro de uma mesma empresa.
Em muitas franquias, essa comunicação muitas vezes se torna muito difícil. Na maioria das vezes excluída no planejamento de comunicação da matriz.
Por isso, quando uma empresa toma a decisão de compartilhar a sua filosofia de negociações e vendem a marca por diversas regiões, é preciso medidas uniformes para serem seguidas, para que seja utilizado a mesma linguagem entre os empreendedores
Mas, se essa comunicação foi quebrada, não desanime. No post de hoje iremos te ensinar a quebrar esta falta de diálogo, confira logo abaixo:
A importância do diálogo nas franquias
A matriz oferece aos seus franqueados o direito de uso da marca. Nela já estão incluídas a credibilidade e os clientes fidelizados. Em uma rede de franquias iniciando, a falta de comunicação é fácil de se resolver através de ligações, reuniões pelo Skype e emails. Sempre utilizar a tecnologia a favor da comunicação.
Porém, quando se trata de uma marca já consolidada no mercado e possuem um número enorme de franquias espalhadas pelo mundo. Essa comunicação deve fluir de maneira uniforme através de algumas medidas eficazes, veja abaixo alguns exemplos:
- Utilização de intranet
- Blog
- Canal do franqueado
- Suporte
- Visita de consultores
O que uma marca não deve esquecer é que as franquias são braços espalhados pelo país e algumas pelo mundo, devido a isso, deve existir a valorização de uma comunicação eficaz.
Por essa razão, um excelente suporte pode ser um grande diferencial para conquistar mais franqueado. Além de não permitir que surjam várias linguagens dentro do mesmo empreendimento, reduzindo a credibilidade da marca.
Mas também, se você entrou em uma franquia com a comunicação ineficiente e os problemas começaram a aparecer, veja algumas dicas logo abaixo:
Como solucionar problemas de comunicação com o franqueador
Não existe a possibilidade de manter uma franquia sem a existência de uma comunicação fluida e assertiva entre as partes.
Por isso, se trata de uma cadeia onde existe atividades ativas entre a marca e os franqueados, que por sua vez contam com a colaboração de funcionários.
Além disso, toda essa estrutura é mantida através do contato, mas quando o franqueado não consegue um acesso direto e eficaz, o melhor a ser feito é consultar o manual de conduta ou materiais de marketing interno na tentativa de buscar uma orientação para tomar decisões e ajuda a não ferir nenhuma norma.
Outra atitude que pode ser tomada é acompanhar de perto o canal do franqueado. Neste, deve ser possível encontrar armazenados manuais, documentos importantes e alguns treinamentos.
Por isso, o mais correto a fazer consultar todos os canais disponíveis e tomar a decisão mais coerente sobre a situação e aguardar ou agendar a visita de um consultor.
Viu como é muito importante o franqueado conseguir falar com o franqueador? Então, que tal visitar a Prosper Negócios e ter acesso a melhor assessoria do mercado de franquias? Temos muito a oferecer sobre o assunto.
Estamos a disposição para o seu contato, bons negócios!