Após amargar três anos de queda, o varejo fechou o ano de 2017 em ritmo de comemoração. Afinal, houve um crescimento de 6% nas vendas e especialistas projetam um aumento ainda maior em 2018, de acordo com a ABF. A grande diferença do setor é a expansão sustentável para o varejo que as franquias proporcionam.
Se somada a força do varejo com o crescimento do mercado de franquias, o resultado pode ser ainda melhor. Isso porque só em 2017 o setor de franshinsing cresceu 8% e prevê alta de 9% no faturamento neste ano.
Ingressar no setor das franquias é uma das alternativas mais seguras de aumentar as projeções de vendas para o seu negócio, além de aquecer a economia do país gerando mais empregos e aumentando a oferta de serviços.
A franquia é uma maneira de padronizar seu produto ou serviço, de forma que o investidor que tenha interesse em seu modelo de negócio passa a administrar uma nova unidade do seu empreendimento com o know how necessário para se conseguir bons resultados mantendo a qualidade do produto ou serviço prestado.
Além disso, o modelo de negócio das franquias é uma boa maneira de trocar experiências e encontrar formas de aperfeiçoar seu serviço, pois permite que franqueador e franqueado possam trocar figurinhas sobre o empreendimento.
Outra vantagem do franchising é que o detentor dos direitos do negócio que deseja crescer, mas não possui capital o suficiente para instalação de outra unidade, encontra no investidor, tudo o que precisa para alcançar novos espaços.
Unir a retomada de força do varejo com os ótimos números que o mercado de franchising tem conquistado nos últimos anos é uma receita de sucesso para quem vê em seu negócio uma oportunidade de crescer no mercado.
Outro ponto importante que deve ser avaliado é a sazonalidade do negócio que pretende investir. Afinal de contas, não existe modelo perene.