O setor de franquias que operam no Brasil, faturaram mais de 179 bilhões de Reais em 2017, teve um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Os dados demonstram que o setor está seguindo na contramão da economia que, nos últimos anos registrou uma crescente queda impulsionada pela crise financeira. O levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising foi divulgado em meados de janeiro.
Os dados da ABF apontaram que as receitas do franchising nacional somaram aproximadamente R$ 179 bilhões, uma diferença de R$ 12 bilhões em comparação com o ano de 2016. De acordo com a entidade, a busca de inovações por parte das franqueadoras foi o principal motivo para o avanço do setor diante do complexo cenário econômico do país.
Entre 2014 e 2016, 91,8% das redes de franquia adotaram estratégias inovadoras para melhorar o faturamento, como novos produtos e serviços.
O presidente da ABF, Altino Cristofoletti Jr., destacou que em 2017 o ambiente de negócios estava adverso por causa da baixa confiança dos investidores e consumidores. Mas ainda assim, o setor registrou o aumento, tornando o mercado das franquias uma boa opção para investir.
E os resultados positivos do levantamento não param por aí. A pesquisa destacou também que graças ao seu crescimento, o franchising foi responsável pela criação de mais de um milhão e duzentos mil empregos em 2017. Ou seja, um aumento de 1% com relação a 2016.
A associação estima que só em 2018 os números de criação de empregos por parte das franquias avance 3% e que o faturamento do setor cresça acima dos dois dígitos. Com todas essas projeções positivas fica claro o quanto o esquema de franquias é promissor.
========================================================
Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.