Home Central Press Gestão eficaz dos recursos hídricos das indústrias de celulose e papel: indústria recuou 75% no uso de água

Gestão eficaz dos recursos hídricos das indústrias de celulose e papel: indústria recuou 75% no uso de água

Segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), há 40 anos, a indústria consumia de 180 m³ a 200 m³ do recurso para assegurar a produção de uma tonelada de celulose. Hoje, são, em média, 25 m³ por tonelada

por Central Press
0 comentários
banner

Durante o mês de março comemora-se o Dia Mundial da Água (22 de março), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data visa conscientizar a população sobre a importância desse recurso, esgotável e indispensável, para a sobrevivência humana e da natureza. Dados da Confederação Nacional da Indústria revelam que a cada segundo, no Brasil, são retirados dos rios 2,3 milhões de litros de água para uso industrial. Até 2050, a demanda global pelo recurso no setor deve crescer aproximadamente 400%. Por essa razão, as indústrias têm relevante papel na preservação e conscientização sobre a gestão da água, além de serem diretamente responsáveis por atualizar métodos obsoletos e focar em soluções sustentáveis e que priorizam a economia circular.

O problema da escassez de água é uma preocupação de toda a comunidade internacional. Limitar o consumo de recursos naturais, incluindo matérias-primas, energia e, principalmente, concentrar-se em uma gestão adequada do recurso são considerados alguns dos temas mais relevantes quando falamos de sustentabilidade.

No mercado de celulose e papel, a água doce provavelmente é o recurso mais crítico. Diminuir as emissões de poluentes tóxicos para sistemas de água e volumes de águas residuais são problemáticas diárias. Por outro lado, a demanda por produtos de melhor qualidade, a disponibilidade limitada de água, o aumento do custo do tratamento de efluentes e o maior uso de fibra reciclada exigem uma “água de processo” de maior qualidade visando, assim, ao correto funcionamento das máquinas. O cenário delineado acima é, sem dúvida, um verdadeiro desafio para os fabricantes do segmento.

“No entanto, os encargos ambientais podem ser reduzidos se modificarmos e desenvolvermos novos processos de produção de papel.” Pelo menos é o que afirma a Valmet, multinacional de origem finlandesa, provedora de tecnologia e serviços para as indústrias de papel, celulose e energia.

banner

O gerente de vendas e operações da Valmet no Chile, Carl Mikael Stål, explica que a resolução para uma gestão adequada de água na indústria de papel e celulose se dá com uma melhor compreensão da química do processo de fabricação que, por sua vez, é obtido por meio de uma avaliação correta do processos e posterior otimização destes.

“Para atingir esse objetivo, o mais importante é dominar detalhadamente toda a linha de fabricação de celulose ou papel: máquinas, equipamentos e processos. Você tem que entender todo o quadro, desde o tratamento de água e circulação interna de água até a purificação de efluentes. Ter uma gestão adequada da água envolve planejar, desenvolver, disseminar e gerenciar o uso ideal do recurso em toda a fábrica”, explica.

Stål acrescenta que, em sua experiência, essa indústria tem um interesse especial na gestão eficiente do recurso hídrico, motivado pelo grande aproveitamento de água pelas plantas produtivas, que chegam a consumir milhões de metros cúbicos por ano.

“Estamos cada vez mais conscientes de que, embora a água doce seja um recurso renovável, ela não é inesgotável. Isso motiva nossa indústria a aplicar melhorias substanciais no assunto, e nós, como fornecedores, colocamos essas necessidades no centro do desenvolvimento das tecnologias Valmet, oferecendo soluções integradas para a gestão da água, que incluem a avaliação de procedimento, estudos de viabilidade, otimização de procedimentos e processos avançados de tratamento de água baseado em tecnologias de ultrafiltração. Todas essas tecnologias visam reduzir o consumo de água potável na produção dessas indústrias”, diz Stål.

O executivo diz ainda que, com uma gestão eficaz da água, as fábricas de papel e celulose desfrutarão de diversos benefícios. “Elas não apenas garantirão uma operação com baixos níveis de consumo de água, mas também podem assegurar uma produção mais econômica e eficiente, reduzindo as emissões de poluentes tóxicos para os sistemas hídricos, bem como o uso desnecessário de produtos químicos, reduzindo o consumo total de energia e o volume de efluentes”, conclui.

 

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação, válvulas e controladores de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis. Em 2022, a empresa Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, Antofagasta e Santiago, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais