O futuro da franquia passa pela organização da padronização. Sempre foi assim, desde o começo do modelo de negócios. O futuro passa pela implantação da Governança Corporativa. O fato é que o nome bonito traz um monte de regras que precisam ser ajustadas e adequadas.
Muitas vezes franqueadores implantam na teoria e não na prática. E sabe quem mais sofre com isso? As pessoas acreditam que implantar Governança Corporativa atrapalhará o rendimento ou a criatividade.
É mentira! No início de qualquer empresa, o espírito empreendedor não dá espaço para o espírito gestor. Esse problema afeta a maioria das pequenas empresas que buscam dar resultado.
O que é esse tal de Governança Corporativa?
Governança corporativa é um sistema composto por processos, condutas, costumes e políticas a partir do qual uma instituição é administrada e monitorada. Ele também engloba o alinhamento dos interesses dos públicos de interesse de uma organização.
Isso significa que as práticas da governança corporativa não devem buscar o lucro a qualquer custo, mas sim satisfazer todas as partes interessadas no negócio.
Os 8 Ps da governança corporativa são:
- Propriedade;
- Princípios;
- Propósitos;
- Papéis;
- Poder;
- Práticas;
- Pessoas;
- Perenidade.
Você entraria num jogo que não soubesse quais são as regras?
A gestão corporativa é são as regras do jogo que você irá jogar. Ela põe regras na casa e ajuda desde o começo.
Dicas para Implantar a Governança Corporativa na Franquia
Para quem está começando seguem algumas dicas de como implementar algumas regras de Gestão Corporativa:
- Estabeleça quem será o tomador de decisões – Não dá pra começar um negócio já tendo divergências. A solução é definir no início quem será responsável pelas decisões da empresa.
- Crie uma estrutura hierárquica – Provavelmente já ouviu dizer ou já disse que em empresa pequena todo mundo tem que fazer de tudo. Depende! É preciso ter uma estrutura hierárquica bem definida e pensada na funcionalidade. A quem o funcionário deverá recorrer em situações como essa…
- Planeje Reuniões – Seu time precisa saber o que está acontecendo. Por mais difícil que seja parar para compartilhar, faça isso. Sua equipe precisa saber para onde você está indo.
- Mantenha documentos organizados – O crescimento de uma empresa é dolorosa. Quanto mais cresce, mas prestações de contas precisa fazer. Se você já tem uma política de armazenamento de documentos, se você cria caminhos ajudará significativamente o futuro da sua empresa.
- Crie um Conselho Consultivo – Não confunda alhos com bugalhos. Conselho consultivo é diferente do conselho administrativo. Você deve ter pessoas que possa perguntar, espelhar e conversar. A solidão empresarial para o pequeno e médio empresário é o principal motivo de erros.
Não perca o foco de onde quer chegar. Procure advogados especializados em Governança Corporativa. Não fique criando dificuldades onde os terceirizados podem te ajudar a encontrar o melhor caminho. Pare de achar tudo caro. Caro é o dinheiro que você perde por não ter implantado a Governança na sua empresa. Como dizem os Millenials #ficaadica
======================================================
Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.