E se houvesse uma saída rápida para as pessoas que estão desempregadas? O marketing rede também conhecido como Marketing Multinível tem mudado o jeito de pensar o negócio. Esse modelo de negócios pode atender boa parte dos quase 15 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essas pessoas estão sem expectativas de conseguir carteira assinada, e muitos trabalhadores apostam em nichos de mercado como alternativa de renda. Um desses nichos é o marketing multinível.
Esse modelo também é conhecido como venda direta. É um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços. Os ganhos vem da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.
O modelo de venda direta é novo no brasil. No final do século XVIII na Inglaterra, a editora da Enciclopédia Britânica adota o modelo de venda diretas de suas coleções fazendo com que seus vendedores visitassem residências para demonstração e venda dos produtos.
Em 1886 um vendedor de livros chamado David McConnel passou a oferecer perfumes que ele próprio criava como brindes para quem comprasse seus livros. Ele percebe aos poucos que as pessoas estavam interessadas em seus perfumes e resolve montar a Perfumaria Califórnia.
Em 1939 o perfume Califórnia muda de nome e começa a se chamar Avon. São os primeiros passos do modelo porta a porta. Em 1966 quem chega ao Brasil é a Yakult no modelo de venda porta a porta. Em 1968 começa o trabalho da Natura.
Percebe como tem gente grande e séria no Marketing Multinível?
O marketing Multinível ou marketing de rede trabalha com a criação de uma rede de vendas, e no ano passado, registrou R$ 40,4 bilhões em negócios, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).
Esse tipo de venda consiste em oferecer produtos ou serviços diretamente ao consumidor, presencialmente ou pela internet. Uma de suas vantagens, está o menor número de intermediários entre quem produz e quem consome, com base nos relacionamentos pessoais.
Um dos pontos que mais chamam atenção é o baixo investimento que facilita o início da operação. Hoje em dia várias marcas atuam no setor como Polishop, Natura, Mary Kay, Hinode, entre outras.
O diferencial deste modelo está no baixo investimento e consequentemente baixo risco. O “distribuidor independente” não precisa investir em infraestrutura, não assume o pagamento de salários dos empregados que participam das tarefas administrativas da empresa e nem arrisca seu capital montando um grande negócio.
Não confunda Bife à milanesa com bife ali na mesa. Esse modelo de negócios não é para todos. É isso mesmo. Não vá achando que vai acertar na mega sena acumulada sem muito trabalho e esforço.
Características para entrar no negócio
- Facilidade para se comunicar e relacionar-se;
- Desenvoltura;
- Liderança;
- Ética;
- Seriedade;
- Espírito empreendedor;
- Boa administração das finanças;
- Esforço;
- Segurança;
- Confiança;
Antes de aceitar o convite de uma empresa, pesquise se o negócio é marketing multinível ou um modelo de pirâmide que é ilegal no Brasil. Agora preste atenção no que vou dizer: Existem diversas oportunidades para trabalhar e sustentar sua família. Basta pesquisar e ter foco.