Home Dino Métricas de sustentabilidade ajudam setor de ‘data centers’ na descarbonização

Métricas de sustentabilidade ajudam setor de ‘data centers’ na descarbonização

por
0 comentário

São Paulo, SP 18/2/2022 –

Os data centers são a espinha dorsal do mundo digital de hoje. Eles também são responsáveis ​​por até 2% das emissões de carbono em todo o planeta, o equivalente ao da indústria aérea. Mesmo emitindo gases de efeito estufa, o segmente tende a continuar crescendo com o avanço da digitalização. Segundo a pesquisa da Arizton Advisory & Intelligence, só na América Latina, o setor deve ter um crescimento de receita de US$ 7,8 bilhões até 2026.

Por isso, para lidar com o aumento da largura de banda digital e da demanda de eletricidade do setor de TI, sem prejudicar ainda mais o meio ambiente, a indústria exige uma abordagem holística e padronizada para a sustentabilidade.

Segundo Pankaj Sharma, vice-presidente executivo da Divisão de Secure Power da Schneider Electric, o estabelecimento de métricas-chave é um ponto fundamental para isso.  “Os relatórios de sustentabilidade ambiental são um foco crescente para muitos operadores de data center. Ainda assim, o setor carece de uma abordagem padronizada para implementar, medir e relatar o impacto no meio ambiente”, afirma.

banner

O executivo explica que as crescentes pressões dos stakeholders também levam à necessidade de relatórios aprimorados sobre impacto ambiental nas operações do data center. No entanto, muitos operadores carecem de experiência em sustentabilidade e enfrentam a difícil tarefa de determinar quais métricas monitorar e quais estratégias implementar. 

O melhor caminho, de acordo o executivo, é que as empresas tornem sua jornada e objetivos mais transparentes. Elas podem, ainda, melhorar a comunicação entre as equipes internas e melhorar as operações como um todo. “Desse modo, a proteção dos recursos naturais para as gerações futuras se torna uma ação em andamento para as companhias. Na Schneider, por exemplo, lançamos uma estrutura de capacitação para a indústria de data centers visando a padronização das iniciativas. Esse pode ser o primeiro passo para o setor”, diz Pankaj Sharma.

Website: https://www.se.com/br/pt/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais