Quem opta pelo franchising, deve avaliar sua franqueabilidade e ficar atento às questões legais, tributárias e de planejamento do negócio.
Quando temos um negócio bem-sucedido, quando nosso empreendimento vai de “vento em popa”, com certeza essa é uma pergunta que o empresário mais deve se fazer: posso formatar meu negócio como franquia?
Franquear é o sonho de muitos empreendedores. Esse é um modelo que tem crescido bastante por se tratar de uma poderosa técnica de crescimento e desenvolvimento de negócios em rede.
Quem deseja formatar o negócio como franquia, deve avaliar sua franqueabilidade e ficar atento às questões legais, tributárias. Além disso, é preciso fazer um planejamento minucioso da operação.
A franquia é, acima de tudo, a transferência de conhecimento desse negócio bem-sucedido à outros empreendedores. Essa transferência de conhecimento se dá principalmente com treinamentos, manuais e consultoria. A ausência de qualquer um desses três pilares, fatalmente levará o franqueador ao fracasso, e, consequentemente, o franqueado.
Como avaliar a franqueabilidade do meu negócio?
A franqueabilidade pode ser dividida em alguns passos:
- Plano de negócios: consiste basicamente em um estudo para avaliar o mercado e a empresa que se quer franquear. Neste momento são definidos o modelo de franquia, padrões a serem adotados, investimentos necessários à implantação e projetados os resultados dessa operação. Lembrando que, a operação deverá ser rentável para franqueador e franqueado.
- Elaboração dos documentos jurídicos: Esses documentos são redigidos de acordo com o que determina a Lei 8.955/94, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), o Pré-contrato e Contrato e as características de cada franquia.
- Definição das estratégias e elaboração dos processos: Nesta etapa são definidas as estratégias, são analisadas as potencialidades e necessidades de ajustes internos, bem como listadas as oportunidades e ameaças do mercado a qual a empresa atua ou pretende atuar. Feito isso, com o know-how da franqueadora, são padronizados os processos administrativos e operacionais para auxílio do franqueado e bom andamento do negócio
Mas cuidado: ter um negócio de sucesso não garante os mesmos resultados quando o negócio é replicado. Entretanto, caso o processo de franqueabilidade seja feito com critério, com um bom planejamento, as chances de sucesso são aumentadas, tanto para o franqueador como para o franqueado. Todo esse processo requer cuidados e acompanhamento profissional para que tudo flua da forma desejada.